siga-nos no facebook >

canallondres

cooknst – encontros em torno da comida

Que tal uma experiência para mexer com todos os sentidos? Cooknst é uma nova proposta, uma nova forma de promover encontros de pessoas e culturas através da comida. Criada pela brasileira Daniela Paiva, Cooknst é uma abreviatura para “Cooking New Stories”. A ideia ganhou o apoio na Inglaterra, através de uma bolsa dedicada a empreendedores, oferecida pela University of East Anglia, a UEA, localizada em Norwich. O dia 25 de março tornou-se um divisor na história do projeto: pela primeira vez, ele era testado na prática. É este dia especial que o nosso vídeo acima vai mostrar.

cooknst

Daniela Paiva e Janaina Campoy

Descubra mais:

Um jantar tipicamente húngaro na casa de uma brasileira em Budapeste

O primeiro Cooknst

Como não poderia deixar de ser,  a realização do primeiro evento do Cooknst, teve todos os ingredientes para mostrar o potencial do projeto inovador de Daniela. A data coincidiu com um dos maiores eventos do calendário cultural brasileiro, o nosso carnaval. Por isso, o evento ganhou o nome de Carnival Extravaganza e faz parte de uma serie denominada Mixed Sessions O local escolhido foi The Baldwin Gallery, uma galeria de arte que é, ao mesmo tempo, a residência da sua proprietária, Dennison Smith. A comida ficou sob a responsabilidade de Janaina Campoy, que preparou, além de drinks e sobremesas muito especiais, um prato brasileiríssimo: uma moqueca. Para compor o cenário, faltava algo que falasse diretamente ao sentido auditivo, o que ficou por conta do duo formado por Caco Barros e Odila Giunta.

cooknst

 

Pessoas, histórias, paixão pela comida

Uma vez que a proposta do Cooknst é juntar  histórias em torno da comida, é a participação das pessoas que o tornam especial. Esta fase de troca de experiências pessoas começou antes mesmo do primeiro evento, com o lançamento do blog do projeto. Lá já é possível acompanhar este intercâmbio de histórias a partir da paixão pela comida. À medida em que as pessoas foram chegando à casa-galeria, a certeza de que a ideia funciona na prática foi sendo concretizada. O ambiente aberto, proporcionando o trânsito das pessoas entre a cozinha e todos os outros cômodos da casa, ajudava na interação. A partir do momento em que Caco Barros e Odila Giunta começaram a apresentação de marchinhas clássicas do nosso carnaval, o ambiente ganhou a moldura de brasilidade que faltava.

cooknst

Moqueca e Caipirinha

Depois do primeiro set da apresentação musical, chegou o grande momento. A autêntica moqueca preparada por Janaína Campoy estava à altura dos paladares mais exigentes. A caipirinha, preparada com uma cachaça muito especial, também deu a sua contribuição para que o ambiente se tornasse ainda mais interativo. Em todos os sentidos, Cooknst mostrava porque é uma ideia inovadora: ela junta pessoas, promove intercâmbio cultural e alegra o paladar.

 

daniela paiva

Daniela Paiva

Para você que não teve a oportunidade de participar dessa primeira experiência, Daniela deixa claro que haverá outras chances. A ideia é de que as Mixed Sessions aconteçam a cada 2 meses. Cada um deles trará alguma novidade. A proposta é que ele seja o mais abrangente possível, mas mantendo sempre esse toque da comida feita em casa, o melhor lugar do mundo para receber novos e velhos amigos. Para saber mais, o primeiro passo é ver o vídeo acima.

crece pelo