crystal palace
história e curiosidades

Crystal Palace é mais que um time de futebol.

Crystal Palace, bairro situado no sudeste da capital inglesa, tem uma localização privilegiada e uma história peculiar. A distância até a Trafalgar Square, o ponto mais central da capital, é de um pouco mais de 10Km, mas o privilégio da localização tem outra razão: Crystal Palace fica em uma das áreas mais altas da cidade. Isso proporciona vistas invejáveis de alguns cartões postais da cidade. Mas qual a origem desse bairro londrino?

Crystal Palace

Silvino Ferreira Jr

Descubra mais:

Um passeio por um dos bairros mais charmosos do sul de Londres.

Em nosso vídeo, você vai conhecer um pouco da história de Crystal Palace guiado pelo nosso editor, Silvino Ferreira Jr. Como bairro, ele começa a nascer no século XIX, quando começaram a surgir as primeiras edificações. Até então, a região era uma floresta de carvalhos.

Essa árvore é muito popular no sul de Londres e é chamada de Oak. Na entrada do Crystal Palace Park, um tronco é preservado como um marco do que a árvore significa para esse pedaço da cidade. No passado, ela era usada para demarcar as fronteiras entre as paróquias.

Crystal Palace Park

Crystal Palace Park

Crystal Palace Park

Antes de continuar a história, o nosso guia leva você para dentro do Crystal Palace Park. O parque é uma atração em si, mas com outras atrações dentro dos seus limites. Tem um parque dos dinossauros, tem um labirinto, um grande centro de esportes, lago, muitas aves, muitíssimo verde. De todos os pontos você também vê uma ou as duas antenas de retransmissão localizadas em Crystal Palace, aproveitando a geografia montanhosa da região.

Crystal Palace

A curiosa origem de Crystal Palace

Se ainda não viu o vídeo, você pode estar se perguntando: “sim, mas de onde vem esse nome”? Bem, o palácio de cristal que deu o nome ao bairro, de fato, existiu. A história começa com a organização da Grande Exposição de Londres de 1851.

Organizada pelo Príncipe Albert, a exposição contou com mais de 14 mil expositores, trazendo produtos de todas as partes do mundo. Por isso, foi construído um grande palácio de vidro e ferro, com mais de 500 metros de cumprimento e 33 de altura, no Hyde Park.

Crystal Palace

Ruína do Antigo Palácio

E aí aconteceu o seguinte: a exposição acabou e eles tiveram que decidir o que fazer com toda aquela gigantesca estrutura de ferro e vidro. Resumindo: eles transportaram toda a estrutura para onde, hoje, é Crystal Palace. Este palácio se tornou uma grande atração turística. Pessoas de todo o mundo vinham ver a magnífica edificação de vidro. Mas em 1936 um incêndio devastador destruiu quase tudo. Ficaram apenas algumas ruínas e o nome Crystal Palace, como herança do bairro.

Parque dos Dinossauros

Parque dos Dinossauros

Parque dos Dinossauros e labirinto

Principalmente para as crianças, os Dinossauros são a maior atração dentro do parque. São esculturas de animais que foram modeladas a partir de 1854, mesmo ano em que o palácio de vidro foi instalado. Com os conhecimentos que, hoje, a ciência tem desses animais pre-históricos, eles perderam valor científico. No entanto, eles possuem um grande valor histórico, porque mostram o estágio e a percepção que se tinha dos mesmos. Sem contar o que eles valem como atração turística.

the maze

The Maze

Outra atração que encanta a garotada é o “The Maze”, um labirinto para quem curte brincar de se perder e se achar. Ele também foi criado no século XIX e é um dos maiores da Inglaterra. Vale ressaltar que os ingleses adoram um labirinto. São vários, espalhados pelo país.

Crystal Palace Sport Centre

Crystal Palace Sport Centre

Ali perto do “The Maze” fica o Crystal Palace Sports Centre. É um grande centro esportivo, como nome já diz, construído em 1964. Ele tanto é usado por atletas como pelos moradores locais. Em 2012, foi lá que a seleção olímpica brasileira treinou para os Jogos de Londres.

feira de antiguidades

Como quase todo bairro londrino, Crystal Palace também tem o seu centro comercial. O nome não soa turístico, mas vale a pena um passeio por lá. Tem de tudo: restaurantes de diversas nacionalidades, bons pubs, lojas de moda, de design e decoração, cinema e todo tipo de serviço. Especialmente aos domingos, a grande atração são as lojas de antiguidades. Quando o tempo ajuda, as calçadas se tornam uma extensão das lojas, o que dá um aspecto de feirinha à rua.

Crystal Palace

O ponto alto

O nosso apresentador se despede com um vinho português, em um restaurante situado na área comercial de Crystal Palace, mas não vale encerrar esse texto sem a grande dica: nas perpendiculares da rua principal, você pode achar pontos de onde a vista é incrível.

Centro de Londres visto de Crystal Palace

Centro de Londres visto de Crystal Palace

Em nosso caso, foto acima, você pode ver, distante, o “The Shard”, prédio mais alto da Europa Ocidental. Ele pode ser visto de inúmeros pontos da cidade, mas a diferença é que, de Crystal Palace, você não precisa olhar para cima.E você sai de Crystal Palace sabendo que vale a pena saber que ele é bem mais que o nome de um clube de futebol, em Londres.

 

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv