culinária do pará no exterior
como fazer maniçoba
A culinária do Pará é cada vez mais conhecida no exterior.
Na verdade, toda a cultura do norte brasileiro tem despertado o interesse de brasileiros e estrangeiros. É até surpreendente que tenha demorado tanto. Isso porque o mundo sempre teve os olhos voltados para a Amazônia. Talvez, de tanto olhar apenas para alguns aspectos dessa região tão rica, o mundo não percebeu que ela vai além da floresta. Mas antes tarde que nunca.
Descubra mais:
A cozinha Nikkei de um brasileiro em Londres.
Um representante da culinária do Pará no exterior
Entre tantas manifestações culturais dessa região que parece tão distante até para os brasileiros, a culinária merece uma atenção especial. Por isso, convidamos Jorge Baumhauer da Silva para protagonizar o vídeo acima. Jorge é Chef de Cozinha e saiu do Pará na década de 80.

Jorge Baumhauer da Silva
Mas até chegar à capital londrina foi uma longa caminhada. Este trajeto ele narra enquanto prepara um dos pratos mais tradicionais do estado onde nasceu. Um prato que, de certa forma, é um carro-chefe da divulgação da culinária do Pará no exterior. Estamos falando da maniçoba.
Maniçoba – a feijoada sem feijão preto
A maniçoba é a feijoada paraense. É um prato indígena. Mais que isso, como afirma Jorge, talvez o mais indígena dos pratos paraenses. Existem duas grandes diferenças entre a feijoada que todo brasileiro conhece e maniçoba: enquanto a mais conhecida usa o feijão preto, a maniçoba tem a folha de mandioca; a feijoada nacional leva horas de cozimento, enquanto que a maniçoba leva dias. Pode levar até 7 dias, pode acreditar. Por isso não é um prato que se prepare a toda hora. É reservado para momentos de celebração.
Enquanto prepara este prato tão especial, Jorge também narra a trajetória pessoal. Você vai descobrir muita coisa sobre ele. O interesse pela cozinha começa durante o período em que serviu o exército. Ao dar baixa, como se diz, ele procurou se aperfeiçoar. Fez curso no SENAC e começou uma carreira que o levou a trabalhar em grandes hotéis. Passou pelo Hilton e Sheraton, por exemplo.
Foi trabalhando no Hilton, ainda em Belém, que mudança para a Inglaterra começou a ser desenhada. Ali, aproveitando um programa do hotel para os funcionários, ele começou a estudar inglês.

Jorge Baumhauer
O grande salto
Em São Paulo apareceria a chance do salto para uma vida fora do Brasil. Jorge aproveitou a oportunidade e começou uma nova etapa na vida. Aqui, ele voltou a estudar e trabalhou em diversos hotéis e restaurantes. A nossa conversa com ele ocorreu no momento em que Jorge começa uma nova etapa. Através da própria empresa, a Passports Spices Supper Club, ele promove jantares privados, onde ele determina o menu.
Isso proporciona aos participantes novas experiências gastronômicas. Ao mesmo tempo, geram oportunidades para expandir o conhecimento da cozinha paraense no exterior. Um exemplo: recentemente, Jorge participou de um Supper Club que promovia o encontro da culinária brasileira com a indiana. Como ele diz, é uma nova fase, uma volta às raízes. Uma volta pra casa no sentido emocional.
Food Styling
Além das atividades típicas de um Chef, Jorge também atua em outra área: “Food Styling”. Em outras palavras, a arte de preparar pratos para fotos e filmagens. Quem trabalha com alimentos sabe o quão importante é a aparência de um prato.
Um prato bonito abre o apetite. Um prato que causa estranheza aos olhos, mesmo saboroso, pode causar uma rejeição à primeira vista. Pela forma como Jorge preparou o nosso prato de maniçoba, você já vai ter uma ideia da importância do “Food Styling.
Agora que você já conhece um pouco do que se trata o nosso vídeo acima, chegou a hora de ouvir de quem é “expert” no assunto. Veja como se prepara esse prato típico da culinária paraense e conheça mais sobre a história de um brasileiro vencedor.
Por favor onde acho o contato do Jorge? Sou de Belem tbm e vivo em Aberdeen na Escocia e estou morrendo de saudade de uma boa manicoba ainda mais nessa epoca que em Belem o cheiro da maniva esta em todos os cantos da cidade.
Valeu Canal Londres
Olá Thiago, no texto do post há um link para o website do Jorge, Haus of Silva. Você pode falar com ele através do formulário de contato! Abs, Silvino
Obrigado Silvino, ja entrei em contato com o Jorge que ja ate me respondeu.
Obrigado pela postagem
Grande abraco
Maravilha! Tudo de bom pra você!