culinárias brasileira
e indiana em londres

O BrazIndia Supper Club é a celebração do encontro das culinárias brasileira e indiana. Difícil imaginar outro lugar onde isso pudesse acontecer de forma mais natural. É na Inglaterra que se encontra a maior comunidade indiana fora da Índia. Também aqui, você encontra uma das maiores comunidades brasileiras fora do Brasil. Mas encontro de culinárias é, antes de tudo, encontro de culturas. E isso acontece através do encontro de pessoas.

Descubra mais:

Luiz Hara, chef brasileiro e referência da culinária nikkei no exterior

O encontro de 3 chefs e duas culinárias

No caso do BrazIndia Supper Club, que promoveu o primeiro encontro das culinárias brasileiras e indiana, os responsáveis são 3 chefs: Luciana Berry, já conhecida daqueles que acompanham a gente, Pratibha, indiana, e o brasileiro Jorge Baumhauer da Silva. Todos eles se conheceram na capital londrina. Pratibha e Luciana têm em comum o fato de terem estudado na Cordon Bleu. Já Jorge vem do Pará. Ele estudou culinária no Brasil e no Westminster College.

brazindia supper club

Pratibha

O evento aconteceu durante 3 dias, na residência de Pratibha. Muito gentilmente, ela nos recebeu para mostrar como tudo  foi organizado. A autora da ideia é Luciana e logo foi aceita pelos seus colegas. O conceito é muito simples: as cozinhas brasileira e indiana têm muita semelhança. São muitos os ingredientes em comum. Como destaca Jorge, a maioria dos temperos que são usados hoje, vieram da Índia. Com este ponto de partida, não foi difícil promover a fusão.

brazindia supper club

Culinárias brasileira e indiana  – cardápio 10

O cardápio era constituído de 10 pratos. Ao reunir 3 chefs, a ideia de ter mais opções no menu deu espaço para a criação de cada um deles. A ideia foi servi-los em pequenas porções. Para o paladar dos 20 participantes de cada noite, foi um presente: dava para provar cada uma das criações do nosso trio de chefs. Para completar, Jorge preparou uma caipirinha de maracujá, servida para os convidados, à medida em que eles chegavam.

braindia supper club

Luciana Berry

 

Encontro de cozinhas, culturas e pessoas

Outro aspecto positivo do BrazIndia Supper Club, é a promoção do encontro de pessoas. Com o seu cosmopolitismo, a capital inglesa torna fácil atrair pessoas de diferentes nacionalidades para um evento dessa natureza. Com isso, cria-se um ambiente de confraternização antes, durante e depois do jantar. É também uma excelente oportunidade para se fazer novos amigos. Por outro lado, como realça Luciana, é a chance dos chefs colocarem mais de si mesmos nas suas criações. Sem os limites impostos por restaurantes.

brazindia supper club

Jorge Baumhauer da Silva.

E já que todos saem ganhando, por que não promover mais encontros entre as culinárias brasileira e indiana? Pratibha tem a resposta. Ela espera que o conceito se torne popular, que mais eventos assim venham a acontecer. Da nossa parte, a gente fica torcendo para que não pare no primeiro. Quando um prato é bom, a gente quer repetir, não é mesmo?

 

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv