cultivar uma horta em casa
Uma das paixões do londrino é a jardinagem.
Londres está repleta de parques e áreas verdes. Há também mini-fazendas em algumas regiões da cidade, a exemplo da Spitafields Farm, em Brick Lane. Outro exemplo é a MudChute Park & Farm, uma fazenda Há também áreas coletivas de cultivo de flores, frutas, legumes e hortaliças, chamadas de allotment.
Em Londres há 10 anos, o brasileiro Teno Silva, que é casado com uma britânica, com quem tem 2 filhos, compartilha dessa paixão que os britânicos têm pelo cultivo de plantas, hortaliças e vegetais. No quintal de sua casa, localizada numa rua tranquila na região sul da cidade, Teno planta de batata a maçã, como mostra esse vídeo que o Canal Londres produziu com ele.

Teno Silva
Descubra mais:
Uma visita ao Museu da Jardinagem em Londres
Horta em Casa – o que e como plantar
Um dos aspectos mais interessantes dessa matéria com Teno é que ele mostra o quanto o velho ditado ‘em se plantando tudo dá’ não funciona em solo britânico. Para tornar possível o cultivo em casa é preciso ter certos cuidados, principalmente em relação ao clima e ao trabalho com o solo.
No caso de Teno, até o adubo que ele usa para fertilizar o solo é produzido ali mesmo no quintal. Às vezes, é preciso testar para saber se vale a pena cultivar determinada espécie ou não. Dessa forma, você vai descobrindo o que se adapta mais às características do solo e do clima.
Muito importante também saber qual o período do ano é melhor para cultivo e, consequentemente, colheita. Ou seja: exatamente o que se exige de qualquer agricultor ou jardineiro.
Mesmo que você não more em Londres, o que Teno ensina é extremamente útil. Principalmente para aqueles que queiram aproveitar melhor espaços disponíveis em casa. De quebra, ainda dá para levar à mesa alimentos saudáveis que você não tem nenhuma dúvida quanto à origem. Podem, ainda, significar uma economia na conta do supermercado, o que não é pouco, concorda?