siga-nos no facebook >

canallondres

cultura brasileira em londres – hayle gadelha

diplomacia através da cultura

cultura brasileira em Londres tem sido um importante fator para a projeção do país no exterior. Mas além dos esforços individuais, de grupos culturais, empresas e organizações não governamentais, o Setor Cultural da Embaixada do Brasil, sob a liderança do diplomata Hayle Gadelha, tem dado uma contribuição inestimável para tornar a nossa cultura mais conhecida e admirada no exterior. Através do trabalho que a equipe liderada por ele tem desenvolvido, a sede da nossa embaixada tem sido um importante pólo difusor da nossa cultura, em suas diferentes formas de manifestação. No vídeo acima, você vai conhecer Hayle, a equipe e o trabalho que ele tem a responsabilidade de comandar.

cultura do brasil em londres

Ministra Conselheira Ana Maria de Bierrenbach

Descubra mais:

Os serviços prestados à comunidade pelo Consulado do Brasil em Londres

Cultura brasileira em Londres  – Dimensão cosmopolita

Para entender a importância desse trabalho, em Londres, é preciso entender o papel que a cidade exerce dentro do cenário cultural. A capital britânica é, sem dúvida, o centro produtor e irradiador de cultura mais importante do planeta. Situada bem próximo à Trafalgar Square, onde fica o marco zero da cidade, a nossa embaixada ocupa uma posição privilegiada. De lá, o Setor Cultural da Embaixada tem projetado a nossa cultura para britânicos e europeus, que querem conhecer o Brasil mais profundamente.

setor cultural da embaixada

Hayle Gadelha

Calendário rico e variado

Só para dar um exemplo do quanto a cultura é um dos pilares da diplomacia brasileira exercida em Londres, durante 2016, 75 eventos culturais foram realizados nas dependências da Embaixada. Entre os eventos, lançamentos de livros, seminários, exposições, peças teatrais. Merecem destaques as atividades regulares como o Cine Clube, que acontece a cada 15 dias, e o Book Club, com encontros mensais. Anualmente, também é realizado um concurso de artes plásticas com patrocínio de empresas privadas. Segundo Hayle, para acompanhar o que acontece, a maneira mais fácil é seguir a página da embaixada no Facebook.

clube do livro

Book Club

Embaixadores da cultura

Por outro lado, como destaca Hayle, os brasileiros que moram em Londres também desempenham um papel fundamental para o sucesso dessa diplomacia cultural. Em Londres moram muitos brasileiros talentosos, que se destacam em diferentes atividades. Nas dependências da embaixada eles têm encontrado espaço para divulgar os seus trabalhos e a cultura brasileira em Londres. Aqui, a gente abre um parêntesis para entrar como testemunhas: são diversos os eventos com brasileiros que temos registrado em vídeos. Tanto de locais como de convidados que estão de passagem.

embaixador do brasil em londres

Embaixador Eduardo dos Santos

Visão global, atuação local

Em um contexto mais amplo, é preciso entender que todo este trabalho está inserido nas diretrizes determinadas pelo Itamaraty. Sob o mesmo guarda-chuva, no entanto, cada embaixada deve identificar os aspectos locais relevantes para a promoção da nossa cultura em determinada cidade, país ou região. É aí que o papel do embaixador e do setor cultural podem fazer a diferença. No caso da Embaixada do Brasil em Londres, a gente concorda com o que diz a Ministra-Conselheira Ana Maria de Bierrenbach, quando diz que o trabalho tem sido bem sucedido.

embaixada do brasil em londres

Desde o seu lançamento, a cobertura de eventos relacionados à cultura brasileira em Londres tem sido parte essencial do conteúdo produzido pelo Canal Londres. Neste sentido, a atuação do setor cultural da embaixada tem sido fundamental para a riqueza desse conteúdo. É uma parceria que nasceu e tem sido mantida de forma espontânea, independente e respeitosa. Vem desde que iniciamos a cobertura das exposições da Galeria 32, na antiga sede. Com isso, damos a nossa pequena contribuição a este trabalho que tem sido feito por tantas mãos diferentes e que Hayle Gadelha tão bem representa.

crece pelo