daiane medeiros
arte e história

Daiane Medeiros é artista plástica e vive em Londres desde 2007.

Nascida em Criciúma, Santa Catarina, ela se identifica com milhares de brasileiros imigrantes que saíram do Brasil em busca de uma vida melhor. No caso dela, oferecer uma melhor educação para o filho foi a principal força motivadora. Mas a capital inglesa também significou uma revolução na vida pessoal de Daiane: foi em Londres que ela se reencontrou com a artista que sempre existiu, mas que estava adormecida.

daiane medeiros

Descubra mais:

Um livro escrito para o artista que quer viver da sua arte

A arte na vida de Daiane Medeiros

O desenho entrou na vida de Daiane Medeiros entre a infância o início da adolescência. Se por um lado ela demonstrava talento, por outro, faltou o apoio que é tão fundamental nesta etapa da vida. Não é fácil ser artista e, sem o estímulo, talentos são, frequentemente, perdidos. Felizmente, às vezes é possível refazer o caminho e retomar o que foi deixado lá atrás. De forma inesperada, foi o que aconteceu com Daiane.

desenho de daiane medeiros

Vencendo desafios

Quando veio para Londres, a grande dificuldade na adaptação foi a saudade do filho, que havia ficado no Brasil. A saudade abriu caminho para a depressão. Na época, ela já era uma aluna de psicologia e, a partir do conselho de um professor, tomou consciência que só venceria a doença se tomasse ela mesma a iniciativa. Foi quando voltou ao desenho. O efeito não poderia ter sido melhor: ela começou a trilhar um caminho que, de certa forma, já conhecia. Mas um fator imponderável entrou na vida de Daiane, ao descobrir que estava com câncer.

daiane medeiros

Daiane Medeiros

Embora delicada, Daiane tirou algo de positivo da situação: a vontade de viver, que a depressão estava tirando, estava de volta. O tratamento trouxe mais um contratempo: os remédios a deixaram impossibilitada de desenhar. Ela, então, encontrou uma nova forma para expressar-se artisticamente: a pintura abstrata. Mais que isso: Daiane criou uma técnica através da qual cada pintura conta uma história. Antes de pintar, ela escreve o que sente sobre a superfície onde o quadro será pintado. Ou seja: por trás de cada pintura há uma história.

daiane medeiros

Casa e atelier

Ao chegar na casa dela, logo se percebe que o ambiente foi transformado pela sua arte. A casa de Daiane também é o seu atelier. Isso faz com que a família, tão importante ao longo dessa bela história que ela tem construído, está sempre ao lado, mesmo quando ela pinta. A família é parte ativa e fundamental daquilo que ela expressa através de cores e formas.

desenho de daiane medeiros

Em 2017, Daiane Medeiros participou da Art Shopping Paris. Um dos grandes eventos do calendário europeu de arte. A Art Shopping Paris acontece duas vezes por ano no Le Carrousel du Louvre. Para 2018, ela planeja mais exposições. Também expressa o desejo de, no futuro, mostrar os trabalhos em uma exposição no Brasil. Para quem tem construído uma história tão bonita, com talento e determinação, será apenas uma questão de tempo.

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv