david treece
brasil – literatura
música e história

Mais que um Professor de Estudos Brasileiros do King’s College London, David Treece é um apaixonado pelo Brasil, a nossa história e a nossa cultura. Nos últimos 35, em especial, ele tem se dedicado ao estudo da nossa música e literatura.

Ao ir ao encontro de David Treece, a gente tinha um interesse bem definido: saber como nasceu o interesse dele pelo Brasil. Nascido na história cidade portuária de Plymouth, no sudoeste da Inglaterra, e apaixonado por línguas, ele começou a se aproximar do português quando estudava espanhol, no ensino secundário.

David Treece

David Treece

A ligação como a nossa língua se estreitaria quando ele foi para a Universidade de Liverpool. Lá, ele estudou com John Gledson, professor e estudioso da literatura brasileira e especialista em Machado de Assis. Foi John Gledson que lhe apresentou nomes da literatura brasileira como João Cabral de Melo Neto e Carlos Drummond de Andrade, entre outros. A parceria entre eles continuaria quando David escolheu a literatura indigenista brasileira como foco para a tese de doutorado.

professor david treece

David Treece

1984 – uma nova descoberta do Brasil

David foi ao Brasil pela primeira vez em 1984. Como ele mesmo ressalta, era um momento especial em nossa história. O país acabava de sair de um regime ditatorial que durou 21 anos e enfrentava os desafios de construir a sua democracia. Foi neste momento que ele começou a tomar contato com os movimentos que lutavam para que o país superasse um dos seus mais graves problemas: racismo e desigualdade social.

literatura e música brasleira

David Treece

David Treece tradutor

Como parte do trabalho no King’s College, em certo momento da carreira, ele topou o desafio de traduzir obras literárias brasileiras para o inglês. As primeiras traduções foram dos autores Caio Fernando Abreu e João Gilberto Noll, dois escritores brasileiros que fugiam aos estereótipos da visão que se tinha da nossa literatura no exterior. Mais tarde, um passo ousado: ele traduziria contos de João Guimarães Rosa para o inglês.

entrevista para o canallondres

David Treece

A paixão pela música brasileira

No início dos anos 90, um acontecimento despertaria o interesse de David Treece por outro aspecto da cultura brasileira: a nossa música. Almir Chediak, produtor e pesquisador musical, uma coletânea de songbooks dedicados à música popular brasileira.

Os cinco volumes dedicados à bossa nova, em especial, chamaram a atenção de David. Primeiro, pela genialidade das composições, em seus dois aspectos: letra e música; depois, pelo fato daquela música, até então, não ter merecido devido reconhecimento dos ingleses. O impacto causado pela descoberta foi tanto que ele decidiu se dedicar a traduzir letras das canções brasileiras para o inglês.

professor david treece

David Treece

Mais tarde, a descoberta do grupo vocal, Nossa Voz, em Londres, o levaria a se aproximar de forma mais efetiva da música brasileira. Vale lembrar que o fato de tocar violão e gostar de cantar o ajudaram muito a entender a qualidade e a importância que a música tem para a cultura brasileira. O Nossa Voz, criado pelo músico brasileiro Gui Tavares, também foi uma ponte para que ele se aproximasse da comunidade brasileira em Londres.

david treece

David Treece

Anti-racismo e a música popular – novo projeto de David Treece

Tanto envolvimento com o Brasil e o desejo de contribuir ainda mais para que país supere os seus mais graves problemas políticos e sociais, recentemente, o levaram a uma decisão: ele tirou licença como professor do King’s College e, durante os próximos 3 anos, vai se dedicar integralmente a um novo projeto: uma pesquisa sobre o anti-racismo no Brasil e a música popular.

temple londres

Por último, uma advertência: se, ao clicar o “play”, para ver o nosso vídeo acima, você estiver vestido daquela visão preconcebida do que seja um professor e intelectual britânico, aquele cara frio, distante, neutro, vai ter uma grande surpresa. David Treece é um ser apaixonado e comprometido. Ouvi-lo, principalmente neste momento que o Brasil atravessa, é um bálsamo e um afago em nossa auto-estima, tão em baixa, e um convite a não desistir.

 

 

 

 

 

 

Silvino Ferreira Jr. - Editor - Canal Londres

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv