dear alien
a fotografia de leão serva

Dear Alien reúne fotos realizadas em 2017, por Leão Serva, em Londres.

A abertura da exposição aconteceu no dia 15 de maio, na Sala Hélio Oiticica, na sede da Embaixada do Brasil em Londres. A iniciativa também conta com a exposição “Somos Brasil“, do fotógrafo britânico Marcus Lyon, na Sala Brasil, no mesmo endereço. São como ideias espelhadas: um fotógrafo brasileiro mostra fotos tiradas em Londres, enquanto o fotógrafo britânico traz fotos produzidas no Brasil. Curiosamente, existe esta coincidente em relação aos nomes: Leão e Lyon.

Fotografia de Leão Serva

Fotografia de Leão Serva

Dear Alien – o estrangeiro anônimo

As fotografias que compõem Dear Alien, segundo o próprio autor, se sustentam em dois eixos. O primeiro é a quase invisibilidade do autor das fotos. Trata-se de um estrangeiro visitando a cidade. A ideia remete a uma crença antiga de que, em terra estrangeira, o visitante deve se comportar com discrição, passando de forma quase que imperceptível aos olhos locais.

Foto da Exposição Dear Alien

Foto da Exposição Dear Alien

O segundo eixo é a forma como alguns personagens, no papel de expectadores, são desfeitos, quase que se desintegram. diante do objeto observado. Um bom exemplo é a foto abaixo, que mostra um visitante diante da escultura de Davi no Victoria and Albert Museum.

Foto de Leão Serva

Exposição Dear Alien – Leão Serva

Diante desse conjunto de fotos, todas em preto e branco, uma interrogação natural é quanto à técnica empregada por Leão Serva. A resposta é surpreendente: o celular. Com a ajuda de um software, em um click, ele consegue o efeito desejado, sem que seja necessário qualquer trabalho de pós-produção.

Leão Serva

Leão Serva

O múltiplo Leão Serva: o jornalista, o escritor, o pesquisador

Não é sempre que você visita uma exposição e tem a oportunidade de se aproximar do autor das obras. Neste caso, o nosso registro em vídeo preenche essa lacuna. E o que se tem a descobrir sobre Leão Serva não é pouco. Os múltiplos interesses e atividades fazem com que ele trafegue por diferentes áreas do conhecimento, sempre com a mesma competência.

Exposição Dear Alien

Exposição Dear Alien

Antes de tudo, Serva se considera um jornalista. Uma das facetas mais fascinantes da carreira jornalística são as várias experiências que acumulou como correspondente de guerra. É algo que está muito ligado à relação dele com Londres. Foi da capital inglesa, em 1992, enviado pela Folha de São Paulo, que ele partiu para cobrir o conflito que ocorria na, então, Yugoslavia.

Como correspondente, ele mesmo produzia as fotos que ilustravam as matérias que enviava da zona de guerra. Também esteve cobrindo conflitos no Kuwait, Irlanda do Norte, Angola, Moçambique. Ao mesmo tempo, ele autor de diversos livros.

dear alien

Da esquerda para a direita: Bel Camargo Lyon, Marcus Lyon, Leão Serva e Washington Olivetto

Um dos trabalhos paralelos em que participa atualmente é ao lado do renomado fotógrafo Sebastião Salgado, que tem percorrido a Amazônia fotografando os povos indígenas. Leão Serra tem a responsabilidade de registrar essa experiência através da escrita. Por outro lado, ele tem realizado uma pesquisa ligada ao pós-doutorado que faz em São Paulo. Usando modernas tecnologias, o objetivo é descobrir e entender as diferentes reações das pessoas diante de fotos de guerra.

Exposição Dear Alien

Exposição Dear Alien – Embaixada do Brasil em Londres

A relação com Londres

Obviamente, as fotos de Dear Alien não surgiram do acaso. São, em certa extensão, frutos da relação que Leão Serva tem com a capital inglesa. Em nosso vídeo, ele conta, de forma deliciosa, como a cidade o encantou desde o primeiro contato. Em 1992, ele viria com a família viver na cidade. A experiência só confirmou a primeira impressão causada no turista: Londres entraria para o topo da lista das cidades que ele mais gosta. A ponto de cravar que “Londres é a melhor cidade do mundo”.

Silvino Ferreira Jr. - Editor - Canal Londres

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv