decolife
as above, so below

Decolife é a assinatura do artista André Deco, que fez a primeira exposição individual em Londres, entre os dias 6 e 9 de março de 2018, na The Frames Gallery. Deco desembarcou em Londres em 2013, ano em que o encontramos em Southbank. Mais tarde, um novo encontro para registrar a experiência de morar em barco, pela qual ele estava passando. Dessa vez, nevava muito em Londres e chegamos à galeria no momento em que as peças, ainda embaladas, eram descarregadas de uma van.

exposição decolife

Descubra mais:

A arte de David de Britto no Túnel do Grafite

Decolife – trajeto em traços e cores

Com quase 60 trabalhos, a exposição “As Above, so Below” é um retrato de como a arte dele evoluiu no desde que saiu do Brasil. A partir de Londres, ele viveu uma trajetória com experiências em diferentes países do continente europeu. A passagem por Istambul, por exemplo, foi marcada pelo contato com a técnica da pintura em mosaico, desenvolvida quando a cidade ainda era Constantinopla. Esta influência pode ser notada em alguns dos trabalhos expostos em Londres. A técnica do mosaico aparece tanto em quadros como esculturas que ganharam a assinatura Decolife.

decolife

Unidade dos opostos

O título da exposição “As Above, so Below” (Como acima, assim embaixo) foi tirado de “Corpus Hermticu”, texto antigo atribuído a Hermes. A ideia opõe dualidades que, ao mesmo tempo, se entrelaçam, como o yin e yang, o quente e o frio, o positivo e o negativo. Um não existe sem o outro. Reflete a busca do artista por respostas que o ser humano tem feito desde sempre, em busca do que é a verdade, quem é Deus, onde encontrá-lo. A pintura e os traços de André Deco estão repleta destes simbolismos que desafiam o olhar de quem busca desvendar seus significados.

pintura decolife

Caminhos da criação

Durante a conversa, Deco reflete sobre a evolução do próprio trabalho, destacando a naturalidade com ela acontece. É um “deixar fluir” sem que ele pre-determine resultados. Neste sentido, ele, de certa forma, permite ao visitante, passear pelo processo de criação, através de pequenos desenhos, que dão origem aos quadros. Por acreditar que o processo é tão importante quanto o ponto de chegada, que ele deixa que cada um possa, ao seu jeito, percorrer o caminho que o artista fez até ganhar a assinatura Decolife.

exposição decolife

Contar, através do trabalho, uma história de vida, ganhou um sentido ainda mais especial pra gente que faz o Canal Londres, por ser tratar de um artista que a gente acompanha desde que ele chegou em Londres. Acompanha e admira. A nossa relação com a arte de André Deco também inclui uma série de trabalhos para com a assinatura Decolife, quando lançamos o novo design do site em 2015.

decolife

Tudo isso faz com que o registro dessa exposição seja ainda mais especial. O vídeo acima é uma espécie de galeria de arte onde um pedaço da primeira exposição individual de Deco vai ficar permanentemente. Você pode visitar a hora que der vontade.

 

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv