degustação de cachaça
hugo tolomei

Assim como acontece com outras bebidas, a exemplo do vinho e do whisky, a degustação de cachaça é parte importante da promoção da bebida. É um dos passos para a conquista de novos consumidores e novos mercados.

Em Londres, o brasileiro Hugo Tolomei tem, ao longo dos anos, se dedicado à promoção da cachaça entre britânicos e europeus. Entre as etapas desse trabalho, o de degustação da cachaça é um dos mais importantes. É, ao mesmo tempo, um trabalho que exige persistência e paciência. Como ele afirma em nosso vídeo acima, esse produto brasileiro enfrenta barreiras na conquista do paladar estrangeiro.

degustação de cachaça

Um dos pontos a se superar está na dificuldade que o britânico, em especial, tem para pronunciar a palavra “cachaça”. O som do “ç” não é familiar aos  seus ouvidos. Outro ponto importante é a confusão que ainda se faz entre o produto brasileiro e o rum, que é bem mais popular que o nosso destilado.

hugo tolomei

Hugo Tolomei – Especialista em Cachaça

Saiba mais: Festival da Cachaça em Londres.

Degustação de Cachaça – estratégia para abrir novos mercados.

Uma das táticas para superar essa dificuldade é o usar o termo “rum” para atrair novos “players” do mercado.  Esperando ser apresentado ao “rum brasileiro”, eles acabam descobrindo, através da degustação, que a cachaça é um produto genuinamente brasileiro, com um processo de produção totalmente diferente.

degustação de cachaça

Degustação de Cachaça

Em um sentido mais amplo, a degustação de cachaça é uma forma do interessado em conhecer a bebida aprender um pouco mais sobre a cultura brasileira. Antes de ir diretamente à degustação, Hugo Tolomei promove uma verdadeira aula sobre a história da cachaça e suas diferentes características.

coquetel de cachaça

Tasos Samaras – Especialista em Coquetéis

No evento que cobrimos, realizado no Black Parrot Bar,  ele contou com a participação especial de dois especialistas da Grécia, Tasos Samaras, que mostrou como se prepara alguns coquetéis a partir da cachaça, e Nicole Maraza, que fez uma apresentação sobre a história da cachaça.

degustando cachaça

À medida em que saboreiam o nosso destilado, o convidados promovem uma verdadeira sessão de perguntas e respostas. Aos poucos, eles vão descobrindo o quanto o processo de destilação varia, o que é preciso para que uma bebida seja considerada cachaça e não aguardente, por exemplo.

cachaça em londres

O evento de degustação também envolve um aprendizado sobre as diferentes madeiras usadas para fazer os barris, e como  as características dessas madeiras, o tamanho dos barris e o tempo de destilação, interferem no sabor do produto final. Em resumo, a degustação de cachaça une duas palavras muito parecidas entre si: saber e sabor.

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv