dentro da tower of london
a torre de londres

Um passeio por dentro da Tower of London, (a Torre de Londres, em português) é como caminhar por quase mil anos de história. É esta experiência que você vai viver no vídeo acima. O nosso editor, Silvino Ferreira Jr, pegou a câmera e registrou algumas das principais atrações que estão no interior dessa construção medieval. Enquanto caminha, ele vai contando um pouco dessa história, que começou em 1066.

tower of london

Descubra mais:

A história do Palácio de Buckingham

Origens da Tower of London

Depois de passar pela entrada da Tower of London, a nossa câmera vai direto em direção à White Tower. A razão é simples: ela foi a primeira torre a ser construída, com o objetivo de ser o palácio real de Guilherme I, o rei normando que dominou a Inglaterra. Em torno dessa torre central foi surgindo um complexo que, hoje, conta com 21 torres. Cada uma delas tem a sua própria história, mas para o nosso vídeo escolhemos as principais.

White Tower

White Tower

White Tower – a torre central

Seguindo em direção ao pátio principal, chegamos à frente da White Tower, mas tivemos que dar uma volta em torno do bloco para encontrar a entrada. Lá dentro, a principal atração é uma coleção de armaduras reais. A coleção é chamada de “The Line of Kings” e abrange 3 séculos de história. Além das armaduras, você vai ver um autêntico arsenal de instrumentos usados para a guerra.

armaduras na white tower

Armaduras Reais

O principal tesouro da Tower of London – as jóias da coroa

Ao sair dessa torre, basta caminhar direto no sentido oposto do pátio principal e você vai entrar na torre onde estão guardadas as jóias da coroa. São a principal atração da Tower of London, mas, aqui, o nosso editor se separa de você, porque é rigorosamente proibido produzir imagens dos objetos expostos. São objetos ligados à realeza britânica de valor inestimável. Por isso mesmo há uma rigorosa vigilância no local.

urso polar

Os animais da Torre

Outra descoberta que pode surpreender muita gente é que a fortaleza também foi um cativeiro de animais. Muitos deles eram presentes que os reis e rainhas ganhavam e eram enviados para lá. Até mesmo urso polar fez parte da coleção de animais conhecidas como “Royal Beasts“. O outro animal que faz parte da história do local é o corvo. O nosso guia conta no vídeo porque estes personagens são importantes dentro da Tower of London. Tão importantes que existe até um funcionário, o “Raven Master“, designado para cuidar deles.

bloody tower

Bloody Tower

O lado sinistro da história

Como você deve saber, a história da Tower of London tem um lado sinistro: foi usada como prisão, local de tortura e execução de condenados à morte. A grande maioria dos prisioneiros condenados eram executados do lado de fora, mas 6 deles foram mortos no interior da torre, entre eles, Thomas More, politico e estadista, e Ana Bolena, segunda esposa de Henrique VIII, que ordenou a decapitação de ambos. Ao visitar a “Bloody Tower“, a Torre de Sangue, você tem uma ideia do quão assustador o local era. Há também a sala com instrumentos de tortura e o portão dos traidores, que fazem parte do roteiro de terror ali dentro.                    
instrumento de tortura na torre de londres

Instrumento de Tortura

Visita ao palácio medieval

Por outro lado, há também muita coisa que reúne beleza e história. Ao entrar no palácio medieval, localizado na St Thomas’ Tower, você vai ter acesso ao belo quarto de Edward, um dos soberanos que fazem parte da história da Tower of London. Também vai conhecer o trono de Henry III, de beleza estonteante. Lá de dentro, as janelas que dão para o Tâmisa oferecem uma visão diferente da  mais famosa ponte de Londres. Tanto Edward como Henry III foram responsáveis por dois dos grandes períodos de expansão da área construída dentro das muralhas.

trono no palácio medieval

Trono de Henry III

Outro aspecto desse passeio por dentro da Tower of London é observar que muitas atividades voltadas para os turistas acontecem ali. Tem tour guiada por guardas da torre, conhecidos como Beefeaters, comedores de carne. Tem dramatização de acontecimentos históricos. O ingresso, deve ser dito, não é dos mais baratos. O ingresso para um adulto custa 28 libras, incluindo uma doação de 3.8 libras que você pode ser recusar a pagar. Há descontos para grupos e famílias. Agora, se você não está em Londres ou não quer pagar para entrar, a melhor maneira de conhecer esse cartão postal londrino por dentro é vendo vídeo acima.

 

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv