desamores da portuguesa
de marta barbosa stephens

Desamores da Portuguesa é o título do segundo livro da escritora pernambucana Marta Barbosa Stephens. É, ao mesmo tempo, a estréia dela como romancista, já que o seu primeiro livro, Voo Luminoso da Alma Sonhadora, é uma coletânea de contos. Formada em Jornalismo, pela Universidade Católica de Pernambuco, Marta também fez pós-graduação em Edição de Livros, na Universidade de Barcelona, e mestrado em Crítica Literária, na PUC – São Paulo

A curiosidade a respeito de Desamores da Portuguesa, nos levou a um encontro com Marta. Afinal, ninguém melhor que a própria autora para falar do processo, história e personagens do seu livro. A locação escolhida para a gravação da nossa conversa foi uma estreita trilha, em Woodfield, bem ao lado da estação de trem de Ashtead. A suave luz de outono caindo sobre as árvores deu um toque especial à nossa caminhada.

livro desamores da portuguesa

Descubra mais:

Vinhos Ingleses, a outra paixão de Marta Barbosa Stephens

Desamores da Portuguesa conta a história de uma mulher que sai de Portugal, depois de ter vivido no Brasil, e vem para Londres. Na bagagem, ela traz casamentos frustrados, solidão e falta de sentido para a própria existência. Para contar a história da portuguesa, Marta Barbosa criou uma narradora. A partir de um encontro casual, as conversas entre as duas personagens passam a acontecer regularmente, ao longo de um ano, na escola onde os filhos delas estudam. São estes encontros que revelam o universo muito peculiar de uma mulher que mora em Londres, mas não fala inglês.

Marta Barbosa Stephens

Marta Barbosa Stephens

Embora estranho, como revela Marta, esta situação é mais comum do que possa parecer. São muitos os integrantes da comunidade portuguesa, em Londres, que não sabem falar inglês. Muitos acreditam que a idade avançada é uma barreira para aprender uma nova língua, o que os leva a uma situação de isolamento. Obviamente, como é o caso da personagem de Desamores da Portuguesa, isso gera um sentimento de não-pertencimento ao lugar onde se mora. E, aqui, vale um parêntesis para dizer que o mesmo acontece com membros da comunidade brasileira na capital londrina.

marta barbosa stephens

Além de uma introdução ao romance, o nosso vídeo também revela o processo de escrita e publicação do livro. Lançado pela Editora Ímã, Desamores da Portuguesa saiu em duas etapas: primeiro, foi publicado em uma edição eletrônica, cuja venda serviu para arrecadar fundos para tornar possível a edição impressa. Para a nossa sorte, o sucesso da edição online fez com que, agora, você possa adquirir o livro em papel ou no formato e-book.

marta barbosa stephens

E vale a pena ler Desamores da Portuguesa? A resposta é sim, por duas razões: primeiro, porque Marta Barbosa Stephens domina o ofício de escrever e o faz com sensibilidade; segundo, porque as críticas que o livro tem recebido recomendam. Com o nosso vídeo, a gente espera que, além de saber mais sobre o livro e a autora, ele desperte em você a  vontade de sentar e ler Desamores da Portuguesa. Sem esquecer um presente muito especial que esse encontro reservou para você: Marta lendo trechos do seu primeiro romance.

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv