canal londres tv online logo

siga-nos no facebook >

design britânico
inovação na era moderna

O design britânico marca presença nos Jogos Londres 2002.

A exposição Design Britânico – Inovação na Era Moderna (British Design – Innovation in the Modern Age), organizada pelo Victoria & Albert Museum, tem as Olimpíadas Londres 2012 como fio condutor.

O período coberto pela exposição, 1948-2012, já entrega a ideia, não só porque os Jogos de 1948 foram os primeiros realizados após a Segunda Grande Guerra, mas também a primeira vez que uma cidade, Londres, seria a sede dos Jogos pela segunda vez na era moderna.

design na era moderna

Descubra mais:

O trabalho de um grande artista britânico no British Museum

Design Britânico – 3 pontos de vista

Passeando pelos espaços do Victoria & Albert reservados à exposição, na companhia de Heloísa Righetto, você vai descobrir que os trabalhos foram divididos sob 3 temas: Modernidade e Tradição, Subversão e Inovação e Criatividade. A primeira, Modernidade e Tradição, reúne trabalhos que permitem uma análise da evolução do design britânico, desde os anos 50 até os dias atuais.

moderno design britânico

Alguns ícones do design britânico ali presentes são muito conhecidos, mas nenhum deles é tão popular quanto o famoso ônibus vermelho de dois andares, o rootmaster, que circulou pelas ruas de Londres até 2005. Para a alegria dos admiradores do rootmaster, Hello revela que ele está voltando, numa versão mais modernizada, às ruas da cidade.

design britanico

Para os mais íntimos do universo do design, o nome de David Mellor é familiar, já que ele é um dos mais respeitados designers londrinos contemporâneos. Na exposição, destaque para uma linha de talheres desenhada por ele. Passando para a segunda parte, Subversion (Subversão), você entra num espaço dedicado à rebeldia dos anos 60 e 70, refletidos na moda, nas artes plásticas, na música.

Finalmente, chegamos ao espaço Inovação e Criatividade, onde é possível apreciar grandes soluções de nomes famosos da arquitetura e do design britânicos, no período coberto pela exposição. Entre outras criações, estão ali: a cadeira desenhada por Robin Day, em 1963, tão popular que você vai reconhecer tão logo ela apareça no vídeo, e um aspirador de pó do consagrado designer de eletrodomésticos, James Dyson.

design na era moderna

Maquete do Parque Olímpico

Numa sala menor, dedicada à arquitetura, é possível apreciar a maquete do Parque Aquático, desenvolvido especialmente para as Olimpíadas 2012, pela famosa arquiteta iraquiana Zaha Hadid. Vale muito a observação da Helô sobre o reconhecimento mostrado pelo Victoria & Albert à grande contribuição dela para a arquitetura britânica, mesmo não tendo nascido no Reino Unido.

design britânico

No mesmo espaço, está também uma maquete do famoso Gherkin, cujo ousado design o torna inconfundível dentro da paisagem londrina. Impossível não reconhecê-lo até mesmo para quem só viu Londres através de fotos ou vídeos.

É um acontecimento imperdível para quem estiver aqui, de hoje até o período dos Jogos Olímpicos, quando a exposição será encerrada. Independente de onde esteja você tem acesso permanente à Innovation in the Modern Age aqui, no Canal Londres, na hora e dia que desejar.

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv
0
Would love your thoughts, please comment.x