carteira de motorista
no reino unido

Como tirar a carteira de motorista no Reino Unido?

O processo tem semelhanças, mas também diferenças em relação ao que acontece no Brasil. E as diferenças não são poucas. A primeira coisa que você deve fazer para tirar habilitação no Reino Unido é procurar uma autoescola. Mesmo que você se considere um excelente motorista, um dia de teste vai revelar muita coisa. A mais importante é que, de acordo com o exigente teste para tirar carteira de motorista, você tem muitos hábitos que o reprovariam no teste.

Ver o vídeo acima já um bom primeiro passo para evitar que isso aconteça. Você já vai ter alguma ideia de como se preparar. Nele, Kléber Saúde fala sobre os testes teóricos e práticos. Também lista as diferenças entre tirar uma carteira de motorista em Londres ou em qualquer cidade brasileira.

carteira de motorista no reino unido

Saiba mais:

Como usar o telefone de emergência, o 999

Dirigir do lado direito é apenas uma das diferenças

Dirigir em Londres, a capital, ou qualquer cidade do Reino Unido, é uma experiência diferente. Não só porque se dirige do lado direito. O principal motivo são as regras do trânsito.  Elas têm suas peculiaridades. Se você vive no Reino Unido, isto já seria razão suficiente para você pensar em tirar uma habilitação britânica.  Há também a questão legal: você só pode dirigir com a sua carteira de motorista brasileira pelo período de um ano.

Existe, claro, a possibilidade de você ter uma carteira internacional. Só que você levaria mais tempo tentando entender coisas que pode aprender em um dia de aula. Quem já freqüentou uma auto-escola ou fez os testes teórico e prático, sabe que não basta saber dirigir. É preciso dirigir dentro das regras britânicas.

No Brasil, por exemplo, é comum ver o carro avançar na faixa de pedestre, mesmo quando tem alguém se preparando para atravessá-la. Durante a prova para tirar habilitação, este é um dos erros que reprovam o candidato, mesmo que ele sai bem em todos os outros pontos.

Na verdade, no teste prático, basta não agir de acordo com as regras ao se aproximar da faixa e você já está eliminado. O mesmo acontece com o sinal de trânsito ou ao se aproximar de uma rotatória, Estão todos na lista de faltas graves. Nunca é demais reforçar que isso significa que não tem perdão: cometeu falta grave, está eliminado.

Nesta série Dicas de Londres já mostramos vídeos sobre como usar o Oyster Card e o National Insurance Number, entre outros. Agora é a vez do nosso apresentador, Kléber Saúde, mostrar o que você precisa fazer para tirar carteira de motorista no Reino Unido.

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv