moedas inglesas
como reconhecer
Como são as moedas inglesas, do penny (centavo) ao pound (libra)?
É isso que vamos mostrar na sequência, uma por uma. É importante saber porque todo mundo que viaja leva um tempo até identificar as cédulas e as moedas do país onde está chegando. Com as moedas britânicas, ou inglesas, não é diferente. Afinal, são 8 valores diferentes: 1 penny, 2 pence, 5, 10, 20 e 50 pence, que seriam equivalentes aos nossos centavos.
Todas elas podem ser abreviadas, usando o numeral seguido de um “p“. 1p, por exemplo. As mais valiosas, no entanto, são as de 1 e 2 libras. Em comum, todas elas têm a face da rainha em uma das faces. Uma curiosidade: os britânicos têm o hábito de substituir a palavra “pound” por “quid“.

Moeda de 1 Penny
Saiba mais:
Como usar o Oyster Card no transporte público londrino
Moedas Inglesas – o valor que o dinheiro tem
Vale ressaltar que, no caso das moedas, além da identificação, existe um problema cultural que afeta os brasileiros: anos e anos de inflação fizeram com que as moedas fossem relegadas a um segundo plano.
Ao contrário do que acontece na Inglaterra, a gente simplesmente não dá valor aos nossos centavos. É comum você chegar numa mercearia ou banca de revista e, ao invés de moedas, receber balas como troco. Nisso, só quem leva vantagem é o vendedor, porque está empurrando um produto que você nem havia pensado em consumir.

Moeda de 2 Pence
Na Inglaterra, assim como nos outros países do Reino Unido onde a libra é usada (Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte), as moedas fazem parte do dia-a-dia das pessoas. Elas são essenciais, por exemplo, na hora de estacionar, já que são muitos os parquímetros espalhados pelas ruas que aceitam moedas com pagamento. O pound é tão valorizado que existe uma cadeia de loja, Poundland, onde qualquer produto custa uma libra.

Moeda de 10 Pence
Moedas na Inglaterra e no Brasil
Voltando ao caso brasileiro, o consumidor também tem a sua parcela de culpa. O brasileiro criou o hábito de deixar as moedas em casa. Isso representa um prejuízo imenso para o país, que fabrica uma quantidade enorme de moedas, que não entram em circulação. Até as carteiras deixaram de vir em aquele bolsinho reservado para as moedas.

Moeda de 50 Pence
Como já afirmamos, é fruto de uma herança da cultura inflacionária que predominou durante tanto tempo no Brasil. A expectativa, claro, é que as novas gerações mudem esse hábito. Em nosso vídeo, Kléber Saúde mostra exatamente o contrário: o quanto moeda é valorizada no Reino Unido. Isso, a rigor nem deveria ser uma curiosidade. Nem aqui nem em lugar algum.

Moeda de 1 Libra
As moedas inglesas e as novas tecnologias
Por outro lado, no Reino Unido, a moeda tem perdido espaço, mas por outro motivo: o avanço da tecnologia. É muito raro, por exemplo, o uso das mesmas na hora de pagar transporte público. Elas foram substituídas, primeiro, pelo Oyster Card, o bilhete único de transporte do ingleses. Hoje, até mesmo este cartão está seguindo o mesmo caminho das moedas inglesas: você pode pagar com o cartão de débito ou crédito. Não são todos os cartões que aceitam, só os que são chamados de “contactless” (sem contato). Eles vêm com um símbolo indicando que basta você encostar no local indicado e o dinheiro é, automaticamente, debitado no cartão.

Moeda de 2 Libras
É muito importante que você, que vem a passeio, ou residir em Londres, aprenda a dar valor às moedas da Inglaterra o mais rápido possível. Simplesmente porque o contrário significa perder dinheiro. Gastar alguns minutos para aprender a identificar as moedas da libra esterlina, vale bem mais do que você possa imaginar. E, antes de encerrar, uma última curiosidade, se você quiser jogar o nosso “cara ou coroa”, aqui o termo usado é “head or tail”, cabeça ou rabo. E o ato de “tirar na moeda”, “toss a coin“.