imigração em londres e no reino unido
Para muito turista brasileiro, só pensar em passar pela imigração em Londres e no Reino Unido, dá tremedeira. Quem nunca ouviu histórias tristes com brasileiros em aeroportos de Londres e outras cidade européias? A hora de apresentar o passaporte e ganhar o visto pode ser o momento mais tenso da viagem. Com certeza, é um momento definidor. Muitas horas de sonho e planejamento vão ser decididas com um sim, um não ou um talvez. Isso porque, além de conceder ou negar o visto de entrada ali mesmo, você pode ser convidado a esperar. Um espera que pode ser longa.
Saiba mais:
Pensando nisso, produzimos o vídeo acima com o nosso apresentador Kléber Saúde. Não existe, claro fórmula que garanta que você será 100% bem sucedido. Por outro lado, estar bem informado, antes de embarcar, ajuda muito.
Imigração – Calma, a fila anda
Com mais informação, você certamente ficará mais tranquilo. Acredite, isso pode fazer toda a diferença na hora de encarar as perguntas dos oficiais encarregados do processo de checagem de vistos e documentos. Nada é pior durante aqueles minutos do que mostrar-se ansioso e nervoso. São minutos que parecem uma eternidade.
Muita gente não sabe, por exemplo, que, ao chegar em Londres, tem direito a um tradutor. Se você sentir que precisa, não faça cerimônia: exija. El vai auxiliar você nas respostas ao oficial que está lhe interrogando. Esta é uma dica que, por si só, já pode tirar um peso dos ombros de muita gente. Sempre vale a pena ter o telefone de alguém conhecido na cidade. Se alguém vai esperá-lo no aeroporto, tenha certeza que você tem o celular dela.
Um outro exemplo de informação valiosa: se você esposa ou filhos menores em situação legal na cidade, a lei europeia torna obrigatória a concessão do seu visto de entrada. Isso porque esse é um tema regido pela Lei dos Direitos Humanos, estabelecida pela União Europeia. Esta lei proíbe a separação de famílias. Acredite, algumas pessoas são barradas por falta de conhecimento desse detalhe. Pelo menos até que o Reino Unido realmente concretize a saída da União Europeia e defina as suas próprias regras, você pode usar esse argumento. Mas lembre-se: antes de tudo, diga a verdade.
A mão de um especialista
Para quem conhece algum advogado especialista no assunto, na cidade, é bom deixá-lo avisado. Se necessário, ligue e peça ajuda. O fato de você estar ali não significa que perdeu o direito de se comunicar. Isso só acontece em casos muito graves. Casos que envolvam a segurança do país. Lembre-se: você é um turista. Com um simples telefonema, tudo pode ser resolvido.
Mas a melhor dica mesmo é você ter a certeza de que fez tudo como manda o figurino. Por isso, vale a pena conferir os nossos vídeos com as melhores dicas de viagem. Também recomendamos a consulta a uma especialista em imigração.