displaced syrian refugee stories

Os refugiados sido o retrato do sofrimento que uma nação em guerra tem passado. Por isso, imagens dessa tragédia, como de qualquer guerra, são invariavelmente tristes, mas sempre é possível encontrar um olhar ou sorriso que revele que a esperança continua viva.

Não é diferente com os retratos que a exposição Displaced – Syrian Refugee Stories, do fotógrafo e documentarista brasileiro Valnei Nunes, mostrou em Londres.

displaced

Descubra mais:

Um encontro em Brixton com um premiado fotógrafo brasileiro

Enviado para a fronteira da Síria com a Turquia, Valney e repórter, com quem trabalhava, eram os únicos brasileiros presentes na região onde se refugiaram sírios e curdos fugindo da guerra civil que devastou a Síria. O drama está em cada olhar, especialmente das crianças, retratados por pelas lentes de Valnei e que ele reunião na exposição Displaced – Syrian Refugee Stories.

Displaced

Syrian Refugee Stories – as estrelas de uma triste história

A primeira exibição das fotos que compõem a exposição aconteceu em Londres, onde serão mostrados, mais uma vez, na Embaixada do Brasil em Londres. O que mais chama a atenção nas imagens produzidas por Valnei são as expressões que ele captou nos rostos das crianças vítimas dessa guerra e que foram o foco do seu trabalho.

Displaced

São olhares muitas vezes vagos, outras vezes famintos, mas invariavelmente inocentes, infantis e cheios de esperança. Segundo as palavras de Valnei, elas estavam em todos os lugares: na fila para conseguir comida, nas ruas, nas mesquitas, nas barracas. O outro lado da exposição que vale a pena ressaltar é o caráter beneficente da mesma.

Displaced

A partir de uma acordo feito com uma amigo que ele conheceu a serviço dos Médicos Sem Fornteiras, parte do dinheiro arrecadado com a venda dos retratos será enviado para ajudar os refugiados. É uma ajuda pequena, mas muito significativa e que pode significar um sorriso no rosto sofrido de algumas crianças captadas pela sensibilidade de Valnei.

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv