diversidade religiosa
templos em londres
A diversidade religiosa em Londres é algo fascinante.
Na verdade, a palavra diversidade define a capital inglesa. Isso, claro, não poderia ser diferente quando se trata de religião. Através da liberdade que cada um tem de cultivar e expressar as suas crenças, pode-se ter uma ideia do quanto a cidade cultiva a liberdade.
A gente foi ver alguns templos relacionados a 4 diferentes religiões. São, ao mesmo tempo, lugares que merecem uma visita como atração turística. Junto com Silvino Ferreira Jr., nosso editor, você vai ver como a religião representa tão bem a liberdade de pensamento e expressão.
Descubra mais:
Conheça uma das líderes dos espíritas brasileiros em Londres
Diversidade religiosa – catolicismo e budismo
Começamos com a Catedral de Westminster, projetada em estilo bizantino, pelo arquiteto vitoriano John Francis Bentley, foi fundada em 1895. É uma construção que revela a influência deixada pelo Império Romano na Inglaterra. O Peace Pagoda, em Battersea Park, não é exatamente um templo religioso, mas um belíssimo espaço dedicado aos budistas que vivem, ou estão de passagem pela cidade.
Liberdade de expressão – Mesquita e o Neasden Temple
A Mesquita Central & Centro Cultural Islâmico, situada bem próximo a um dos parques mais belos da cidade, o Regent’s Park, foi construído como forma de expressar respeito pela maior comunidade islâmica da Europa. Ela se caracteriza por ser um lugar de celebrações religiosas, mas também é um centro onde se pode aprender muito sobre a cultura islâmica, tão discutida em nossos dias. O centro é uma prova da tolerância e da diversidade religiosa na capital londrina.

Silvino Ferreira Jr
O ponto final através de templos que mostram a diversidade religiosa na capital londrina é o BAPS Shri Shri Swaminarayan Mandir. Tem um nome complicado pra gente que não está tão familiarizado com a cultura indiana e, por isso, é mais conhecido com Neasden Temple. É um verdadeiro monumento construído para atender a grande comunidade hindu que vive em Londres. Os números envolvidos em sua construção nos faz lembrar das pirâmides egípcias.
Aqui, no Canal Londres, já mostramos muitos lugares que você, brasileiro que vive ou está visitando a cidade como turista, não pode deixar de conhecer: parques, museus, pubs e cartões postais como o London Eye e a Tower Bridge, igrejas históricas, por exemplo.
Agora, com este vídeo, acrescentamos mais um elemento para que você entenda ainda mais sobre como o direito à liberdade de religião em Londres, revela o quanto ela é cosmopolita.