canal londres tv online logo

siga-nos no facebook >

dj tudo
cd pancada motor

Pancada Motor é uma mistura de sonoridades brasileiras.

2009, além de ser o ano em que Alfredo Bello, o Dj Tudo, visitou Londres pela primeira vez, marca também a primeira participação dele aqui no Canal Londres. Naquele ano, ele preparava as músicas do álbum “Nos Quintais do Mundo”, lançado pelo selo Mundo Melhor, criado por ele mesmo. Agora, ele volta com um novo trabalho: o CD Pancada Motor, Dança, Festa e Celebração e Pancada Motor, Músicas de Encontro, Cura e Feitiçaria.

dj tudo pancada motor

DJ Tudo

Conheça mais:

O trabalho da percussionista Simone Sou

Mas antes da gente falar sobre o novo trabalho, vale a pena lembrar que de 2009 para cá, O Dj Tudo não parou de viajar e que  “Nos Quintais do Mundo” ganhou destaque no prestigiado NY Times.  Foram quase duas dezenas de países entre Europa, África, Ásia e América do Norte. Nesse meio tempo, ele lançou o DVD, gravado ao vivo no Ginásio do Ibirapuera, com a participação de 25 músicos e dirigido por Beto Brant. Você terá o privilégio de ver algumas imagens desse show no vídeo acima.

Pancada Motor – um mix de tudo

De volta a Londres, e ao mesmo estúdio onde fez a mixagem de “Nos Quintais do Mundo”, o Ariwa Sounds, do Mad Professor, uma das lendas do Dub, o Dj Tudo prepara mais um trabalho. Ele será em duas partes: o Pancada Motor, Dança, Festa e Celebração e Pancada Motor, Músicas de Encontro, Cura e Feitiçaria.

trabalho do dj tudo

Dessa vez, o trabalho de mixagem também tem a participação de Joe Ariwa, filho do Mad Professor. Pancada Motor não é desses conceitos de compreensão linear e a sua descoberta é fruto de muita pesquisa, parte da essência do trabalho do DJ Tudo.

joe ariwa mixando dj tudo

Joe Ariwa

Ele descobriu a expressão em Alagoas, onde é usada nas tradições como o Caboclinhos e o Samba de Matuto, entre outros. A sua definição resulta num universo sonoro circular, de repetições, que remetem às danças, festas e rituais.

É um trabalho importante de resgate e divulgação de tradições perpetuados de geração em geração, exercendo papel fundamental na manutenção da identidade de povos e comunidades que persistem à margem do processo de globalização, que tende a ignorar e diluir valores de culturas locais.

São vários os elementos sonoros que compõem este trabalho: Cantigas de Macumba do Maracatu Rural; Samba do Matuto de Maragogi; Caboclinhas da Barra do Camaragibe; Baiana do Cururipe e o Congado de Mogi das Cruzes.

apresentação do dj tudo

Nesta fase final do processo, em Londres, todos estes ritmos tradicionais ganham, no encontro com o Dub, uma leitura que sintetiza que o DJ Tudo feito mundo afora: misturar a música brasileira, nas suas mais diversas expressões, com músicas do mundo.

Vale a pena ver e ouvir Dj Tudo neste reencontro com o Londres, em que ele trata de diferentes temas do seu universo de interesse: as pesquisas, as parcerias, como a realizada com o Dr Das, do Asian Dub Foundation, a relação com o vinil e com a internet, a conexão entre os diferentes, na composição do seu trabalho, que pode ser sintetizado na palavra “encontro”.

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv
0
Would love your thoughts, please comment.x