domingo: futebol em wembley

Havia ido ao Wembley Stadium duas vezes. A primeira, para ver Brasil X Inglaterra (3×1) e, depois, para ver Voodoo Lounge, com os Rolling Stones. O estádio ainda não tinha sido demolido para dar lugar ao atual que foi reinaugurado em 2007. Foram duas experiências marcantes e depois de dois anos de volta a Londres, assistir a final da EFL Cup entre Manchester United e Southampton seria uma excelente oportunidade de conferir o novo projeto dos arquitetos Norman Foster, Ken Shuttleworth e Rod Sheard.  

wembley

Estádio de Wembley – como chegar?

Ai começaram os preparativos! Qual o melhor transporte? Bus, tube ou táxi? Por quem a gente vai torcer? Almoçamos por lá? A preguiça nos traiu. Calculamos errado e o caminho que seria feito de Uber em 20 minutos não funcionou. Lembre: se for ao Wembley Stadium, aposte sempre no transporte público. Segurem a respiração! Olha só a nossa aventura até chegar no icônico estádio.

estádio de wembley

A pé pode ser mais rápido

Entramos no carro e soltei um hello, o motorista não respondeu. Aquilo era um indicativo que ele não era lá tão profissional. Nunca tive antes desta experiência nenhum problema com Uber. Quando entramos numa das vias que dava acesso ao estádio, o condutor de pouca conversa, resolveu por conta própria pegar um atalho sem nos consultar. Outros tiveram a mesma ideia. Sim, isso acontece em Londres. Resultado: todos parados num engarrafamento enorme.

Meu marido olhou pro relógio e disse: “nós não vamos conseguir chegar, temos duas opções, voltamos pra casa ou descemos aqui e vamos andando. Entre checar o google maps e abrir a porta do carro foi questão de segundos precedidos por uma voz uníssona: “vamos!”.

wembley

Eu estava recém saída de uma crise asmática, mas mesmo assim não desisti. O caminho revelou uma Londres de galpões, trilhos e muitas escadas. Foi uma “maratona” Depois de 45 minutos de caminhada, finalmente,  chegamos! Agora era tirar os ingressos da mochila e descobrir onde era a entrada do Club Wembley (um local onde você pode ser membro e ter acesso a camarote privado, lounges, bares,  restaurante e vista privilegiada. Tem também elevadores e escadas rolantes que facilitam o acesso. Em resumo, assistir a uma partida de futebol ou show com mais conforto). Poucas pessoas do lado de fora e pensei: acho que estará vazio!. Apressamos o passo e entramos no estádio através do acesso principal do Club.

wembley

Espetáculo além do futebol –  show de organização

Organização nível máximo, dezenas de opções de bares e restaurantes, elevadores, escada rolante, pipoca e cachorro quente para festa ser completa. Quando chegamos no portão 232, o senhor de terno verde nos abriu a porta e  nos revelou um espetáculo de cores! Estádio de Wembley lotado. Lindo demais! Para ser melhor, só faltava ter o Brasil jogando. Vi o encantamento nos olhos do meu filho. Até Felipa que antes estava meio desanimada soltou: “Uau mãe!”. 

wembley Stadium

Foto: Press Release Wembley

O jogo foi emocionante. Nos dividimos na torcida. Edson pro Manchester United. Eu para o  Southampton, Felipa café com leite e Tom por ” gol, seja de onde vier”. Não é todo dia que você tem a oportunidade de ver Ibrahimovic e Pogba em campo sob o comando do técnico português José Mourinho. Deu saudade dos tempos em que ia com o meu avô ia ver o Santinha jogar no Arruda. 

wembley

Foto: Press Release Wembley

Wembley – mais que futebol

Foi um jogo disputado até o último segundo. Ganhou a experiência do Manchester United com placar de 3×2. Fiquei impressionada com a organização e segurança do estádio. Definitivamente ir domingo assistir a uma final em Wembley é um super programa em Londres. Ver o time recebendo a taça ao som de “Heroes”, de David Bowie, deixou a festa ainda mais emocionante. Era hora de ir embora e decidimos que a melhor opção era voltar de metrô. Mais uma vez a Metropolitan Police, com a guarda de cavalos, fez a segurança do antes e depois do jogo. Foi um banho de organização. Então tenha em mente, se você for a Wembley, a melhor opção é ir de metrô. Sempre. E torcer por muitos gols!

Saiba mais sobre o estádio que é palco de grandes finais do futebol internacional.

Fatos curiosos:

1. As famosas duas torres foram substituídas pelo icônico arco em aço de 133m de altura

e 315m de comprimento depois da reabertura em março de 2007. Hoje Wembley  é considerado um exemplo de excelência da arquitetura contemporânea quando o assunto remete a arenas esportivas.

2. O estádio originalmente se chamava Empire Stadium e foi construído como uma das maiores atrações da British Empire Exhibition no final da Primeira Guerra Mundial. 

3. 90 mil cadeiras sem obstrução da visão para o campo.

4. O valor total da reconstrução do estádio foi de 798 milhões de libras.

Quer saber  ainda mais sobre o icônico estádio, clique aqui ou quem sabe comprar ingressos para o Club Wembleyárea especial do estádio.

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv