siga-nos no facebook >

canallondres

whitehall e downing street

o endereço do poder em londres

Whitehall e Downing Street, em Londres, são dois dos endereços que formam o coração do governo no Reino Unido. A larga Whitehall começa na Praça do Parlamento e vai até a Trafalgar Square. Se fosse comparar com uma rua semelhante no Brasil, seria a Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Já a Downing Street é a rua onde fica a residência do Primeiro Ministro de plantão. No caso atual, da Primeira Ministra Theresa May. No vídeo acima, na companhia de Vania Gay, você vai saber um pouco mais sobre a Whitehall e a Downing Street.

vania gay whitehall

Vania Gay

Prédios do poder

Logo no início da caminhada Vania já relata alguns órgãos do governo que têm sede na Whitehall: Secretaria de Saúde, Departamento do Tesouro, Relações Exteriores, por exemplo. O equivalente a ministérios, no caso do Brasil. Em destaque, os imponentes prédios do Tesouro e das Relações Exteriores que são ligados por um arco.

the cenotaph

The Cenotaph

Bem no meio da Whitehall há um monumento muito especial que merece uma parada para que você entenda porque ele está ali. The Cenotaph, uma palavra que vem do grego, significa túmulo vazio. Ele foi construído para homenagear os mortos em todas as guerras. Ele foi erguido depois da Primeira Guerra Mundial, mais exatamente em 1919. É um momento muito especial do passeio, onde Vania mostra o quão importante este monumento é para a memória do país.

downing street

Vania Gay

10 Downing Street

Em seguida, chegamos ao endereço mais importante que você vai encontrar na White Hall. Trata-se de uma rua que no passado era aberta, mas que por questões de segurança, hoje, tem acesso muito restrito. É a famosa Downing Street e o número 10 é a casa oficial do primeiro ministro desde o século XVII, quando o cargo foi criado.

Banqueting House

Banqueting House

Mais à frente, no lado oposto à Downing Street, vamos conhecer um pouco da história da Banqueting House. Trata-se da única sala que sobrou do antigo Whitehall Palace, que foi a principal residência de monarcas de 1530 a 1698, quando o palácio destruído por um incêndio. Só para você ter uma ideia das dimensões do Whitehall Palace, ele tinha mais de 3.000 quartos. Era o maior palácio da Europa, superando Versailles e o Vaticano. Foi construído por Henrique VIII, o rei que mais construiu palácios na história do país.Horse Guard Parade

A caminhada por esta rua que tanto significa para a história e o funcionamento do país, encerra-se diante da Horse Guard Parade. É apenas para dar a você um pouco da ideia do nosso próximo vídeo. Nele, iremos encerrar esta série em torno da City of Westminster. Um passeio que fundamental para quem vem a Londres e quer conhecer alguns dos principais cartões postais da cidade e, ao mesmo tempo, saber como o poder é exercido no Reino Unido.

crece pelo