editora para autores negros
sombra poética

Com o lançamento da Sombra Poética, uma editora para autores negros, um novo espaço se abre. A iniciativa de Lara e Benedita Simonetti, filha e mãe respectivamente, tem o objetivo de ocupar um vazio.

Nomes como Machado de Assis, Lima Barreto, Cruz de Souza e Paulo Lins, são exemplos de grandes escritores negros da nossa literatura. Isso, no entanto, não foi suficiente para garantir espaço aos escritores brasileiros de origem africana. São, em geral, relegados ao tratamento de “escritores marginais”. A Sombra Poética tem como ambição corrigir isso.

livros da editora sombra poética

Saiba mais:

Uma editora especialista em literatura infantil em Londres

Uma ideia que deu um livro e uma editora

Embora lançada em 2016, a semente da Sombra Poética foi plantada ainda no tempo da ditadura militar. Benedita Simonetti já era funcionária do Ministério das Relações Exteriores quando decidiu fazer um mestrado. A tese era sobre a literatura negra no Modernismo. Durante as pesquisas, descobriu que existia, desde então, o que se poderia ser chamado de literatura negra. Ou seja: o escritor e a literatura negra existem, o que lhes falta é visibilidade. Daí o sentido de se ter uma editora para escritores negros.

livro de benedita simonetti

A tese de Benedita Simonetti virou livro. Com as restrições impostas por atos do regime militar, a publicação era impossível. Mas em 1988 Poesia Negra no Modernismo Brasileiro foi publicado. O livro ganhou traduções para o espanhol, italiano e francês. Passou a ser referência até em universidades como Harvard. A editora, no entanto, só começaria a tomar forma com a entrada em cena de Lara Simonetti.

lara e benedita simonetti

Lara Simonetti e Benedita Simonetti

Enquanto a mãe mudava constantemente de país, por conta do trabalho no Itamaraty, Lara decidiu-se pela Inglaterra. Vivendo na capital, ela também passou pela experiência de estudar em Oxford. Lá, formou-se em direito. A ideia de criar uma editora para autores negros, veio do interesse em divulgar o livro da mãe. Então, por que não ampliar o projeto? A resposta à pergunta foi a Sombra Poética.

livro da editora sombra poética

Uma editora para todos os leitores

A editora já nasce com quase 50 títulos à disposição do leitor. Os temas são variados. Abrangem de livros educativos a autores consagrados, como é o caso do moçambicano Mia Couto. Cabe destaque a atenção dada ao público infanto-juvenil. Há toda uma coleção voltada para mostrar como a cultura africana é parte da nossa identidade.

livro da editora sombra poética

Todo livro se completa quando chega às mãos do leitor. Através do site da editora é fácil adquirir qualquer livro que seja do seu interesse. O site tem versões em português e inglês. Também há abertura para que autores disponibilizem seus trabalhos. Ao criar uma editora para autores negros, mais que vender, o grande objetivo é divulgar e ampliar o espaço para mostrar a riqueza e a beleza de uma cultura que tem tudo a ver com todo brasileiro.

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv