educação para
brasileiros reino unido

Educação para brasileiros no Reino Unido foi o tema da Feira da Educação, promovida pelo Consulado Geral do Brasil em Londres. A bela iniciativa é parte de um programa amplo de incentivo e apoio educacional aos brasileiros no exterior. Uma vez que este é um assunto de interesse da comunidade brasileira, o Canal Londres participou do evento como uma das empresas a apoiá-lo. O vídeo acima é, portanto, a nossa contribuição a este importante evento.

Feira da Educação em Londres – Um projeto piloto

Para dizer o que é a Feira da Educação, convidamos o Vice-Cônsul Eduardo Sfoglia que, em nome do Consulado, esteve à frente do evento. Como diplomata, ele também é o responsável pelo setor de relações com a comunidade. Este encontro em Londres não é um fato isolado. Na verdade, é parte de uma decisão tomada em Salvador, durante a realização da 5ª Conferência Brasileiras no Mundo, que aconteceu neste ano de 2016, em Salvador.

educação para brasileiros no exterior

Trata-se, como explica Eduardo de um projeto piloto. Aprovada, a ideia é estender esse tipo de evento para outras cidades e regiões com grande concentração de imigrantes brasileiros. O principal objetivo é mostrar e divulgar as oportunidades na área da educação para brasileiros no Reino Unido. Mas por que isso é importante?

feira da educação

Eduardo Sfoglia, Roberta Calabro & Ana Beatriz Freccia

Educação para brasileiros no Reino Unido – um desafio

Ser imigrante não é simplesmente sair do lugar de origem para viver em outro. Especialmente quando se deixa um país para viver em outro completamente diferente, os desafios são muitos. Eles começam como a decisão de deixar para trás família e amigos. Na chegada, clima, língua, costumes diferentes, são barreiras a superar. Uma vez que grande parte dos imigrantes tem como objetivo primário tem motivação econômica, trabalhar duro é o foco.

Isso pode levar a um processo de isolamento social. Muitos acabam convivendo apenas com membros da comunidade à qual pertencem. O que muitos não sabem é que existem outras possibilidade. Que a vida de imigrante pode ser mais que trabalho duro. E aí está o objetivo de iniciativas assim: mostrar que existem oportunidades na área da educação a serem exploradas.

feira da educação em londres

Kenya Silva & Eduardo Sfoglia

Unindo forças

Ao juntar diversas organizações cujo foco é a educação, o Consulado do Brasil em Londres consegue mostrar que as oportunidades não são geradas apenas por iniciativas individuais. Participando da feira estavam empresas de perfis distintos. Apoiando o evento, por exemplo,  a ABRIR – Associação de Iniciativas Educacionais do Reino Unido. Desde a sua fundação ABRIR vem realizando um belo trabalho voltado para o ensino do português como língua de herança. Para muitos, pode surpreender a notícia de que existe uma universidade brasileira em Londres. A UNIGRAN, promove o ensino à distância, oferecendo mais de uma dezena de opções de cursos de graduação.

feira da educação londres

Andriele Sinatra

Promovendo conexões

A Feira da Educação também foi uma oportunidade para que pessoas e organizações se encontrassem, trocassem ideias e cartões de visita. Além de representantes da ABRIR e da UNIGRAN, também conversamos com Ana Paula Barbosa, diretora da B3 Service, que realiza projetos sociais, rh e conecta projetos sociais para empresas, além de divulgar vagas e oportunidades para a comunidade brasileira. Ouvimos também Jana Pavanato, do Extra Language, uma escola de português e inglês para brasileiros.

feira da educação em londres

Outras organizações presentes: Steps to Fly, que prepara pessoas que decidem viver no exterior; a Casa do Brasil em Londres, que oferece suporte a imigrantes brasileiros no Reino Unido; o King’s College London, universidade inglesa que mantém um departamento brasileiro; a Associação de Brasileiros Estudantes e Pesquisadores de Pós-Graduação do Reino Unido; o Notícias em Português e a House for You.

educaçnao para brasileiros no exterior

Ana Paula Barbosa

A quantidade de participantes mostra o quanto o assunto é de interesse da comunidade brasileira no Reino Unido. É também uma prova do quanto ajudar os brasileiros no exterior é uma tarefa de muitos. Só através de um trabalho coordenado é possível se alcançar grandes resultados. Por isso, a iniciativa do Consulado merece aplausos. Por outro lado, para o Canal Londres, participar de um evento dessa natureza, é reafirmar o nosso compromisso com a produção de conteúdo voltado para a prestação de serviço do brasileiro em Londres e na Europa.

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv