português como
língua de herança
I simpósio europeu
Primeiro Simpósio Europeu sobre o Ensino de Português como Língua de Herança.
Numa iniciativa da ABRIR – Associação Brasileira de Iniciativas Educacionais o Reino Unido -, com apoio do Consulado do Brasil em Londres, foi realizado em Londres, nos dias 24 e 25 de outubro, o Primeiro Simpósio Europeu sobre o Ensino de Português como Língua de Herança.
O nome evento é longo, mas corresponde plenamente à importância do evento. A prova disso é que reuniu representantes de 9 países, com participações de especialistas em Educação.
I SEPOLH – Integração pais e educadores
Outro sinal da importância do I SEPOLH foi a presença de mães que buscam formas de fazer com que os seus filhos aprendam e se comuniquem em português mesmo morando fora do Brasil. Para dar uma ideia do que foi o I SEPOLH, conversamos com Ana de Souza, diretora da ABRIR e Pesquisadora do Instituto de Educação da Universidade de Londres.
Ela fez um breve resumo do que aconteceu durante os dois dias de encontro, assim como ressaltou a necessidade de mais apoio financeiro para as organizações que trabalham com a educação e ensino da língua portuguesa no exterior.
A gente também conversou com duas palestrantes do I SEPOLH, Camila Lira e Edleise Mendes. Camila mora em Munique, Alemanha, onde dirige o Linguarte, e Edleise é professora da Universidade Federal da Bahia. Ambas ressaltaram a importância do SEPOLH para a troca de experiências entre os participantes, mas também destacam o crescimento do ensino de português com língua de herança.

Ana Souza
Importante notar que, como diz Edleisa, este é um movimento que começou com a iniciativa de mães brasileiras, residentes no exterior, preocupadas com as dificuldades dos seus filhos em se comunicar em português. O português está entre as 5 línguas mais faladas do mundo e o crescimento do Brasil justifica plenamente todo e qualquer esforço para divulgação da nossa língua.
Por isso, como ressaltou a professora Edleise, os organizadores do I SEPOLH estão de parabéns pelo sucesso e agora, vamos esperar pelo segundo, que, como foi revelado por Camila Lira, será realizado em Munique, em 2015.