português como
língua de herança
I simpósio europeu

Primeiro Simpósio Europeu sobre o Ensino de Português como Língua de Herança.

Numa iniciativa da ABRIR – Associação Brasileira de Iniciativas Educacionais o Reino Unido -, com apoio do Consulado do Brasil em Londres, foi realizado em Londres, nos dias 24 e 25 de outubro, o Primeiro Simpósio Europeu sobre o Ensino de Português como Língua de Herança.

O nome evento é longo, mas corresponde plenamente à importância do evento. A prova disso é que reuniu representantes de 9 países, com participações de especialistas em Educação.

simposio abrir

I SEPOLH – Integração pais e educadores

Outro sinal da importância do I SEPOLH foi a presença de mães que buscam formas de fazer com que os seus filhos aprendam e se comuniquem em português mesmo morando fora do Brasil. Para dar uma ideia do que foi o I SEPOLH, conversamos com Ana de Souza, diretora da ABRIR e Pesquisadora do Instituto de Educação da Universidade de Londres.

Ela fez um breve resumo do que aconteceu durante os dois dias de encontro, assim como ressaltou a necessidade de mais apoio financeiro para as organizações que trabalham com a educação e ensino da língua portuguesa no exterior.

I SEPOLH

A gente também conversou com duas palestrantes do I SEPOLH, Camila Lira e Edleise Mendes. Camila mora em Munique, Alemanha, onde dirige o Linguarte, e Edleise é professora da Universidade Federal da Bahia. Ambas ressaltaram a importância do SEPOLH para a troca de experiências entre os participantes, mas também destacam o crescimento do ensino de português com língua de herança.

ana souza

Ana Souza

Importante notar que, como diz Edleisa, este é um movimento que começou com a iniciativa de mães brasileiras, residentes no exterior, preocupadas com as dificuldades dos seus filhos em se comunicar em português. O português está entre as 5 línguas mais faladas do mundo e o crescimento do Brasil justifica plenamente todo e qualquer esforço para divulgação da nossa língua.

português como língua de herança

Por isso, como ressaltou a professora Edleise, os organizadores do I SEPOLH estão de parabéns pelo sucesso e agora, vamos esperar pelo segundo, que, como foi revelado por Camila Lira, será realizado em Munique, em 2015.

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv