sylvia roesch
para cada neto, um livro

Sylvia Roesch, escritora de literatura infantil, tem uma trajetória de vida muito particular. Ela é formada em Sociologia. Tem doutorado em Administração de Empresas pela London School of Economics.

Durante 25 anos, foi professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Casada com um inglês, ao aposentar-se, ela saiu de Porto Alegre e veio morar na capital inglesa. Aqui, protagonizou uma mudança de vida surpreendente.

Livro de Sylvia Roesch

Sem ter razão para se acomodar, Sylvia fez cursos, continuou a trabalhar, até que descobriu uma vocação adormecida.  Depois de um curso sobre literatura infantil e a pedido da neta mais velha, escreveu o primeiro livro. Começava a nascer a Sylvia Roesch escritora de literatura infantil. Ela que já tinha livros escritos na área em que atuou como professora universitária, passa a escrever para um público completamente diferente. Não é tão incomum ver mães que descobriram o talento para escrever livros infantis lendo estórias para os filhos. No caso de Sylvia, a inspiração são os netos.

Escritora de literatura infantil Sylvia Roesch

Sylvia Roesch

Passados alguns anos, Sylvia Roesch já tem 3 livros publicados, o último deles com tradução para o inglês e o alemão, e mais um em processo de edição. Cada um deles é dedicado a um neto. Uma vez que são 5, já podemos esperar mais um livro, além do que está a caminho. Afinal, ela não vai querer ficar em dívida com o neto mais novo.

estante de livros

Sylvia Roesch – compromisso com a educação.

No vídeo acima, esta história de vida é contada com tal naturalidade que dá a impressão que é algo que acontece todos os dias. Mas a conversa vai além do livros. Sylvia fala um pouco do processo de edição dos livros e do trabalho que faz como membro da ABRIR – Associação de Iniciativas Educacionais do Reino Unido. Além de estar à frente do projeto da Biblioteca da ABRIR, ela tem ajudado a divulgar a literatura infantil na cidade. Um exemplo são os convênios com duas bibliotecas públicas de Londres.

livro francisco de Sylvia Roesch

Para alguém que poderia simplesmente usar a aposentadoria para descansar depois de tantos anos de trabalho, há que agradecer o talento de Sylvia como escritora. Com tantas crianças brasileiras vivendo no exterior, o trabalho dela tem um valor inestimável. São livros que ajudam a manter a conexão com a nossa língua e a nossa cultura. Veja o vídeo com a história contada por ela mesma. E vamos torcer para que venham mais netos e netas.

 

 

 

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv