rozana mcgrattan
livro street girl

Street Girl, livro da escritora Rozana McGrattan é uma dessas surpresas que não acontecem todos os dias. Uma belíssima surpresa, diga-se. A história dela é comum a de milhares de crianças de ruas no Brasil, mas com uma grande diferença: um final feliz. Rozana conseguiu passar pelo funil muito estreito do destino. Ela escapou do um fim trágico a que a maioria das crianças de rua estão condenadas.

Saiba mais:

Conheça o Book Club da Embaixada do Brasil em Londres

Paranaense, ela passou boa parte da vida em São Paulo. Foi lá que ela experimentou a pior fase da vida. As dificuldades e a pobreza extrema a levaram ao fundo do poço. Fundo do poço que atende pelo nome de Cracolândia, que poderia ser sinônimo de “fim de linha”. Não foi. Rozana conseguiu se re-eguer.

livro street girl

Da menina de rua nasce a escritora Rozana McGrattan

O mesmo destino que a livrou de um fim trágico a trouxe à capital londrina. Aqui, ela experimentou um giro de 180 graus. O que era para ser um período de um ano, tornou-se residência. Ela casou, teve filhos, separou. Passou pela experiência que tantos brasileiros conhecem: trabalho duro em diferentes atividades, só para ganhar o suficiente para sobreviver.

lançamento do livro street girl

Por que trazer de volta lembranças tão sombrias? Simples: enfrentá-las seria libertar-se definitivamente. E mais que isso: compartilhar seria um ato de coragem e altruísmo. É um livro inspirador, capaz de gerar esperança naqueles que estão a ponto de desistir.

leitura do livro street girl

Mas havia um sonho guardado. Um sonho que vem da adolescência, quando ela gostava de escrever poesia. Uma poesia que que estava adormecida como uma brasa que só precisa de um sopro para reacender. Rozana começa a colocar no papel a sua memória. Foi um exercício difícil. Como ir de volta a um passado que ela preferiria que não tivesse existido?

publico no lançamento do livro street girl

A vida da menina de rua abriu caminho para a escritora Rozana McGrattan. O dia do lançamento, que poderia ser visto como o ápice de uma história, na verdade é um novo recomeço. O lançamento de Street Girl, editado pela Pen Works Media, na Embaixada do Brasil em Londres, marca o início de uma espera: do segundo, terceiro e outros mais que Rozana venha a escrever. Nasce uma escritora brasileira em Londres e a gente espera que ela tenha vida longa.

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv