ticiele de camargo
livro vontade de escrever

A história da jovem escritora Ticiele de Camargo e o livro Vontade de Escrever é, no mínimo, diferente e inspiradora. É a história de um sonho que ela alimentou desde o início da adolescência. Começou quando ela  apaixonou pela literatura de cordel e deu os primeiros passos na arte de escrever.

Descubra mais:

Um poeta brasileiro em Londres

Ticiele nasceu na pequena cidade de Porto Feliz, no estado de São Paulo. Com apenas 17 anos veio para Londres em busca da realização de outro sonho: ingressar em uma universidade na Inglaterra.

ticiele de camargo escritora

Ticiele de Camargo

Hoje, com 25 anos, ela estuda literatura inglesa na Goldsmith, University of London. Pelo que você já sabe nestes dois primeiros parágrafos, já percebe que trata-se de uma história especial. Mas à medida em que a gente ia gravando a conversa com ela, mais surpresas surgiam.

ticiele de camargo na bienal de literatura

Ticiele de Camargo

Ticiele de Camargo – talento além da literatura

Mas antes de revelar tais surpresas, vale a pena saber um pouco mais sobre Vontade de Escrever. Nele, ela reúne estórias infanto-juvenis que começou a escrever aos 11 anos. Movida pela promessa da mãe de que um dia publicaria um livro dela, Ticiele foi além: Vontade de Escrever foi publicado por uma editora. É pouco? Ele ganhou espaço na Bienal do Livro do Rio de Janeiro, onde foi lançado. Foi a primeira grande experiência de Ticiele de Camargo como escritora.

ticiele de camargo no goldsmith college

As estórias de Vontade de escrever são escritas de forma simples e rimadas, como manda o cordel. Elas têm como eixo principal o objetivo de ensinar valores éticos e morais que são fundamentais na formação das crianças.

Filha de professores, ainda muito cedo ela percebeu que estes profissionais não tinham o respeito e o reconhecimento que merecerem. Vontade de Escrever é a contribuição de Ticiele de Camargo para que esta lacuna na educação das crianças seja preenchida.

ticiele de camargo jogando futebol

Ticiele de Camargo

Agora, vamos voltar às surpresas. Não vamos entregar tudo, claro. A primeira é que Ticiele toca 5 instrumentos. A segunda, pode soar ainda mais inusitada:  ela aprendeu a jogar futebol com um tio. No vídeo acima, ela conta com mais detalhes como foi descobrindo que era dotada de tantos talentos. Mas não é só talento.

O que a história da autora de Vontade de Escrever revela é que determinação e vontade de vencer podem levar à realização de sonho que parecem impossíveis. É um vídeo que enriquece muito a nossa galeria de histórias de brasileiros em Londres.

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv