escritoras brasileiras na europa – lígia braz
Entre as escritoras brasileiras na Europa, o nome de Lígia Braz merece um destaque especial. Morando na Alemanha, mais precisamente em Stuttgart, há mais de 20 anos, a escritora brasileira tem viajado o mundo graças ao sucesso do seu livro ‘A Fila Anda’. Em Londres, por onde passou para um encontro com Márcia Mar, artista brasileira já entrevistada num dos vídeos do Canal Londres, e a fotógrafa Regina Mester.

Ligia Braz
Descubra mais:
Ex-embaixador do Reino Unido o Brasil relata histórias em livro
Lígia falou para a nossa câmera . Nesta entrevista, que você pode ver no vídeo ao lado, ela conta um pouco da sua história, fala do processo de criação e do sucesso do seu livro e, claro, de novos projetos.
A Fila Anda é um livro elaborado em pequenos capítulos, que podem ser lidos sem nenhum compromisso com a ordem em que estão dispostos, com temas comuns a todo ser humano, mas sob a perspectiva de um olhar bem feminino.
O processo de criação, de certa forma, lembra Sherazade, a heroína das Mil e Uma Noites que, para manter-se viva, vicia o rei com a magia das estórias que conta cada noite antes de dormir, sempre deixando no ar um gosto de ‘quero mais’ que faz com que o rei adie a sua execução, só para ouvir o resto da estória.
Através da própria autora, você vai ficar sabendo da história da origem dessa coletânea de mini-contos deliciosos, que misturam doses de humor, ironia e, ao mesmo tempo, convidam à reflexão. No vídeo, você ainda tem uma pequena amostra do que é o livro a partir da leitura de alguns trechos do mesmo, selecionados pela própria autora.
Mas além de conhecer um pouco de ‘A Fila Anda‘, você tem, em primeira mão, a revelação que Lígia faz sobre o Manifesto Multicultural, que ela está lançando, juntamente com Marcia Mar e Regina Mester, como parte de um grande projeto sobre multiculturalidade na Europa.
Vale ressaltar que não poderia haver melhor lugar para o lançamento de um projeto com esse tema que Londres, uma cidade onde o mundo se encontra. Então, veja o vídeo e leia o livro. Ou vice-versa.