marcelo rubens paiva
escritores brasileiros em londres

Desde o lançamento do seu primeiro livro, o bestseller brasileiro Feliz Ano Velho, no início da década de 80, com apenas 22 anos, o escritor Marcelo Rubens Paiva tem sido um ativo participante das discussões e debates que envolvem a literatura e a política no Brasil.

Esta participação acontece em diferentes frentes: seja através dos diversos livros que vieram depois da sua estréia como escritor, do blog que mantém no portal do Estadão ou entrevistas e palestras, no Brasil e no exterior. O Canal Londres aproveitou a passagem de Marcelo por Londres, onde foi o representante brasileiro no Festival Íbero-Americano de Literatura, para uma conversa com ele.

No vídeo gravado na Livraria Foyles, da Charing Cross Road, rua londrina que, mesmo em tempos de Internet ainda concentra um bom número de livrarias, Marcelo não foge de nenhum tema proposto. Ele aborda, principalmente, as contradições que percebe com a recente ascensão do Brasil no cenário da economia mundial. Ao mesmo tempo em que o país incorpora mais e mais brasileiros ao mercado consumidor, não consegue avançar, pelo menos na velocidade desejada, com o rompimento de valores herdados de eras coloniais.

Escritor Marcelo Rubens Paiva

Marcelo Rubens Paiva

Outro tópico da nossa conversa,  foi a relação de Marcelo Rubens Paiva com o leitor. Neste quesito, o enfoque foi o blog que ele manté e as redes sociais. Ele, ao mesmo tempo, dá a visão pessoal sobre os movimentos como o Occupy Wall Street e o Occupy St Paul Cathedral, que têm acontecido em Nova Iorque e Londres, questionando o capitalismo e modelos políticos tradicionais.

Para temperar a conversa com uma dose de humor, ele comenta sobre a convivência entre escritores e fãs femininas, que muitas vezes vão além do pedido de autógrafo. Você pode até não concordar com tudo, ou mesmo nada, do que ele pensa, mas de uma coisa Marcelo Rubens Paiva não pode ser acusado: omissão. A gente não pode deixar de lembrar que a vinda de Marcelo à cidade contou com o apoio da Embaixada do Brasil em Londres.

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv