esportes: o reino unido além do futebol
Quando um pensa sobre esportes e o Reino Unido, o primeiro que salta à mente é o futebol, é impossível escapar dessa relação automática. Não por acaso, a modalidade nasceu nos gramados ingleses antes de conquistar o mundo. No entanto, engana-se quem pensa que só de futebol vivem os moradores da ilha, existem outros esportes que têm o seu espaço nos corações britânicos.
O novo monarca, por exemplo, tem o seu time de coração no futebol, o Aston Villa, porém em termos de prática, o Rei Carlos III foi um grande jogador de polo. Dizem que as suas habilidades sobre o cavalo eram excepcionais e durante a sua juventude participou em diversas torneios, incluindo o disputado entre Rangers e Blacknest, na qual anotou duas vezes.
A diversidade esportiva encontrada no Reino Unido também se dá pelo fato do país ser o berço de diversas modalidades. Além do futebol, também foram criados, ou aperfeiçoados e alçados à fama, outras modalidades. Nesta lista estão presentes o rugby, o cricket e o tênis de mesa.
Ainda é possível adicionar a essa lista o próprio tênis, que tem as suas primeiras referências ligadas à França, porém, foi desenvolvido em solo britânico, e o golf, que foi jogado pela primeira vez nos Países Baixos, mas ganhou contornos esportivos na Inglaterra.
Neste artigo, listamos quais são os desportos que rivalizam com o futebol nas terras do rei.
Rugby
A primeira curiosidade sobre este esporte é o seu nome, que foi eleito em homenagem à cidade na qual o mesmo foi foi criado. Localizada no condado de Warwickshire, o município viu o jogo nascer pelas mãos de William Webb Ellis, que mesclou algumas regras do futebol e os jogos que eram praticados nas feiras locais.
A modalidade é uma das favoritas dos ingleses, e também faz muito sucesso nos países que tiveram alguma forma de colonização britânica, como a Nova Zelândia, Austrália e África do Sul. O mesmo ocorre com o Críquete, que veremos mais adiante.
O Reino Unido também é o lar de um dos campeonatos mais importantes do Rugby, o Six Nations, disputado entre Inglaterra, Escócia, País de Gales, Irlanda, França e Itália. O torneio movimenta todos os países envolvidos e a tradição é ir aos famosos “pubs” acompanhar os jogos.
Poker
Este esporte mental é amplamente popular no Reino Unido, onde existe uma grande base de praticantes e diversos torneios nos cassinos espalhados pelo país. A modalidade nasceu na França e ganhou notoriedade nos Estados Unidos. Dessa forma, pode-se afirmar que o poker é um jogo global.
Na Inglaterra, algumas cidades são reconhecidas como locais importantes para o poker. A primeira é Londres, a capital do país, que recebe anualmente diversos torneios da modalidade. A lista dos mais importantes é encabeçada pelo World Series of Poker Europe (WSOPE), que atrai jogadores de todo o mundo.
Além de receber grandes torneios, a Inglaterra também forma grandes jogadores. Um deles é Sam Grafton, que começou a jogar num salão de snooker, logo juntou-se a um clube de poker, onde aprendeu muito sobre a modalidade e teve o seu ponto alto ao vencer o GUKPT, em Londres. Atualmente, Sam dedica-se ao poker online e é embaixador da PokerStars, uma das maiores empresas do segmento.
Cricket
Pode-se dizer que esta modalidade é outro clássico do Reino Unido. O seu nascimento remete à idade média, quando o mesmo era praticado por crianças das cidades de Sussex e Kent. O Cricket é um dos símbolos do país, dada a sua longa tradição e história.
Em termos nacionais, o críquete é administrado pela England and Wales Cricket Board (ECB), que tem dentre as suas responsabilidades desenvolver e promover o esporte. Um levantamento do site especializado Our Sporting Life indicou que a modalidade é a segunda mais popular do Reino Unido, ficando atrás apenas do futebol.
Londres, além dos diversos pontos turísticos, também abriga os principais “grounds” de cricket do país. Na capital estão o Lord’s Cricket Ground, considerado um dos berços da modalidade, e o The Oval, um templo e o campo mais antigo em atividade.
Estas três modalidades mostram que não é só o esporte-rei que governa o Reino Unido, dado a longa história do país, era de se esperar que outras modalidades contassem com um lugar de destaque no coração dos adeptos que vivem nas terras de Carlos III.