estação de st pancras
história e arte
St Pancras, a Catedral das Estações, é a mais bonita das estações de Londres.
Mas além das plataformas, de onde saem o os trens Eurostar, que liga a capital inglesa a Paris e a Bruxelas, O que muita gente não sabe é que St Pancras tem muita arte para mostrar. É uma bela história que começa na Era Vitoriana. Tudo isso e muito mais você descobre em mais um vídeo da Série Guia Londres. Basta seguir os passos da nossa guia de turismo credenciada Vania Gay.
Saiba mais:
Dicas das principais estações de trem e metrô de Londres
St Pancras – a catedral das estações
Para quem vê St Pancras de fora, é fácil entender porque ela é chamada de a catedral das estações. Com seu estilo gótico, a estação, foi inaugurada em 1868, pela companhia de trens Midlands. O objetivo era ligar a capital à região central da Inglaterra.
Ponto de encontro e de partida na estação
O passeio começa aos pés da gigantesca estátua do escultor Paul Day denominada The Meeting Place, Ponto de Encontro. Com uma base em círculo, é formada por cenas que remetem ao dia-a-dia e história da estação.
São referências aos trabalhadores que a construíram e aos soldados que serviram durante a Segunda Grande Guerra. Também homenageia o romantismo dos encontros e despedidas que uma estação de trem proporciona.
Relógios na estação de St Pancras
Acima da grande estátua, dois relógios, um cópia do original. Vania Conta vai contar porque eles estão ali. É quase impossível deixar de notá-los, mas o passageiro mais atento perceberá que, dependendo do ponto de vista, nota-se o efeito semelhante a um eclipse do sol.
Estatua de John Betjeman na estação de St Pancras
St Pancras – a estação salva pelo poeta
Tudo isso talvez estivesse perdido se não fosse o trabalho de John Betjeman. Poeta laureado, o posto mais alto a que um poeta britânico pode alcançar, ele não se conformou com a possibilidade da estação e do hotel desaparecessem. Dirigiu uma campanha para que a bela catedral fosse preservada. Em reconhecimento, Betjeman ganhou uma estátua em um dos pontos centrais da estação.
Vania Gay – a sua guia em St Pancras
Tem muito mais: curiosidades como o bar de champagne mais longo da Europa; o espaço que servia como depósito de cerveja; um hotel que marcou época na cidade; e uma grande surpresa: a forma original como os ingleses reciclaram os anéis olímpicos, transformando-os em bancos. Tudo isso é apenas para despertar a sua vontade de saber mais. Acompanhe a Vania no vídeo a acima.