estela sokol
secret forest
Se você não conhece o trabalho de Estela Sokol, Secret Forest é um bom começo. Surpresa é o sentimento que ele desperta, tão logo você pousa o olhar sobre o mesmo. Surpresa que vem junto com admiração. É como se a luminosidade que cada um deles libera, transformasse o olhar do espectador.
Descubra mais:
A arte de Ernesto Neto em Londres
Estela Sokol – arte e processo criativo
Para quem tem o privilégio de conversar com Estela Sokol, a admiração só faz aumentar. Ela demonstra que o conhecimento do processo criativo, vai além do fazer. Portanto, são duas razões para você não perder o vídeo acima: o trabalho e a artista em si. Organizada pela Galeria 32, a exposição Secret Forest, é a primeira individual de Estela na capital londrina.
De acordo com as suas palavras, você vai ter contato com parte da sua produção mais recente. A mensagem é que, através da arte, ela interfere na natureza. São trabalhos que revelam a sua capacidade de trafegar por diversos materiais, sempre com o mesmo objetivo: traduzi-los em pintura, mesmo quando não há tinta envolvida no processo.
Arte e história da arte
Estela também passeia pelo universo de nomes e movimentos da história da arte que a influenciaram. É uma prova de que o seu trabalho não nasce meramente do acaso intuitivo. Ele também é fruto do conhecimento de quem sempre foi apaixonada pela história da arte.
No trabalho de Estela também há intensidade mas uma intensidade luminosa, que gera um sentimento que beira ao êxtase. Parecem recuperar um brilho no olhar perdido em algum lugar da infância. Uma certeza de que vale a pena atravessar o túnel para chegar diante dos seus quadros e esculturas. Vale a pena porque há luz no outro lado. E a beleza e o magnetismo dessa luz são irresistíveis.
Temos tido o privilégio de cobrir diversas exposições de artistas brasileiros, promovidas pela Embaixada do Brasil em Londres, através da Galeria 32. Cada uma delas, se confirma a variedade de expressões da produção artística do país. Muitas vezes, são expressões absolutamente contrastantes.
No vídeo anterior, por exemplo, mostramos o trabalho sombrio de um grande artista, Oswaldo Goeldi. Com Estela Sokol também estamos dando um toque muito especial à nossa galeria virtual. Pelo que ela é como artista e por ser o único trabalho de uma artista do sexo feminino na série que produzimos na Galeria 32.