estudar fora
a alternativa bristol

Quando o assunto é estudar fora para fazer o tão almejado intercâmbio, geralmente EUA e Inglaterra, estão no topo das preferências dos brasileiros. Entre as cidades favoritas, estão as americanas Nova York e San Diego; e as inglesas Londres e Brighton.

Mas para escapar dos destinos mais populares, em que a convivência com compatriotas é mais comum, uma cidade perfeita é Bristol, na Inglaterra. Com menos estudantes falando português por perto é mais fácil se aprofundar na cultura local e aprender  o idioma com mais facilidade,

Situada no sudoeste da Inglaterra e a 90 minutos de ônibus de Londres, Bristol possui cerca de 500 mil habitantes. A cidade é sede de diversas universidades. Elas fazem da cidade um lugar jovem e ‘cool’. Outros atrativos de Bristol são os restaurantes renomados e os famosos museus, que remontam à história da Inglaterra, Tem também o tradicional festival de artes, conhecida como Redfest.

Escola de inglês EC possui parceria com diversas agencias do Brasil (Foto by CI)

Escola de inglês EC possui parceria com diversas agencias do Brasil (Foto by CI)

“Os brasileiros sempre procuram fazer intercâmbio para destinos mais populares, entretanto, Bristol agrada em cheio, seja pela beleza (a cidade é cercada por costas e penhascos), pela qualidade de ensino, pelo baixo custo de vida ou pelo clima ameno.

“Outra vantagem é que o número de estrangeiros é bem menor e o sotaque britânico dos habitantes locais é bem acentuado, um ótimo desafio para quem pretende aprimorar o idioma”, explica Luiza

Procurar destinos não tão populares entre os brasileiros é fundamental para vivenciar a experiência do intercâmbio ao máximo. Com isso, o estudante evita falar a língua de origem e pode fazer uma imersão na rotina dos nativos. Nos dois casos, o estudante pode morar em casa de família ou em residência estudantil próxima à escola.

Bristol – lugar ideal para quem quer estudar fora

Para quem quer estudar fora, a cidade oferece uma rica e memorável viagem ao passado. Muitas partes de Bristol conservam o mesmo estilo arquitetônico de séculos atrás. Um ótimo exemplo é o Castelo Berkeley, o castelo habitado mais antigo da Inglaterra.

Bristol é também a cidade mais verde e ecológica na Grã Bretanha. A cidade também está repleta de eventos e festivais durante todo o ano: regatas à beira-mar, grandes mercados e concertos de carnaval. Durante o verão, a cidade recebe o Festival Internacional de Balões, e também o Harbour and Jazz Festival.

Tower Belle a noite (Foto by Visit Bristol)

Tower Belle a noite (Foto by Visit Bristol)

Um dos seus principais pontos turísticos, a ponte suspensa de Clifton, construída sobre os penhascos de Avon Gorge atrai milhares de visitantes por ano por sua combinação deslumbrante entre o penhasco e a ponte. Além da ponte, você pode conhecer nos arredores da cidade locais mundialmente famosos, como o Stonehenge, e o esplendor rural de Cotswolds.

Bristol conta com duas universidades mundialmente prestigiadas, a Universidade de Bristol, e a Universidade do Oeste da Inglaterra, e ambas contribuem para que a cidade seja um dos principais destinos para estudantes que querem realizar um intercâmbio de inglês.

por Lívia Rangel

Veja algumas opções de agências que possuem parcerias com escolas em Bristol:
EF – Education First
CI – Intercambio e Viagem
Optima Intercambio
Study Global

Lívia Rangel é jornalista cultural. Editora-fundadora da revista eletrônica www.ElevenCulture.com, publica, às terças e sextas-feiras, aqui no Acontece. E-mail: lira.comunicacao@gmail.com

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv