universidade de oxford
excelência em educação

A Universidade de Oxford foi reconhecida como escola no século XIII.

As bases do que viria ser uma das instituições de ensino mais respeitadas do planeta, começaram a ser implantadas no século XII. Isso significa que, ao passear pelas ruas da Oxford, você está respirando 9 séculos de tradição. Para se ter uma ideia das dimensões, são mais de 20 mil estudantes, vindos de mais de 140 países.

universidade oxford

Felipe Botelho

Saiba mais:

Estudantes brasileiros na Universidade de Kent

Claro que tirar um diploma em uma das mais importantes instituições de ensino do mundo também é sonho de muitos estudantes brasileiros. Mas a realização desse sonho depende de inúmeros fatores: formação, dedicação, determinação e, como tudo na vida, uma dose de sorte. Claro, se você tem todos os primeiros atributos, a sorte perde peso.

A gente aproveitou um dia de sol do verão inglês e foi conhecer Felipe Botelho Correa. Ele estava em Oxford fazendo Doutorado em Literatura. Mais especificamente, estudando o último período da vida de um dos grandes escritores brasileiros, Lima Barreto. Ele foi o nosso guia por um passeio pela cidade.

um passeio por oxford

Ashmolean Museum – Oxford

Reserve um passeio guiado com 2 horas de duração

Estudar na Universidade de Oxford

Antes de começar o nosso passeio, vale conhecer um pouco de história. Quem chega à Universidade de Oxford, hoje, não imagina que no passado aquela região era dedicada à criação de gado. “Ox” significa gado e “ford” lugar. Quando os romanos ocuparam a Inglaterra, não se interessaram pela região por considerarem muito pantanosa.

Oxford também é a capital do Condado de Oxfordshire, um dos estados mais ricos e importantes da Inglaterra. Winston Churchill, por exemplo, nasceu bem próximo a Oxford. Por outro lado, pela Universidade passaram vários primeiro-ministros do país.

Do ponto de vista acadêmico, está entre as 10 universidades com mais prêmios nobel, no mundo. Por isso, estudar na Universidade de Oxford é mais que realizar um sonho, significa abrir inúmeras oportunidades.

felipe botelho em oxford

Felipe Botelho

Caminhando com Felipe Botelho

A gente começou o passeio com o Felipe em um café, bem ao lado da estação central da cidade.  Nesta área aberta, 3 vezes por semana, acontece uma feira de antiguidades, roupas e alimentos. De lá, ele nos levou para conhecer o lugar onde trabalha, a Taylorian Library.

É a biblioteca onde estão os livros de literatura moderna de uma dezena de países, incluindo o Brasil. A Taylorian, fica bem ao lado do Ashmolean Museum. No caminho, ele foi explicando o que significa frequentar este centro acadêmico, para quem tem o privilégio de estudar em Oxford.

oxford

Escolas, bibliotecas, museus

Como tudo ali tem tradição, o Ashmolean Museum é simplesmente o mais antigo museu da Inglaterra. Ele reúne desde obras clássicas até as mais contemporâneas. Bem ao lado, ele mostra o Balliol College. Ao lado do Merton College, ele é considerado o mais antigo entre todas os Colleges de Oxford. A fundação aconteceu entre os anos 1249 e 1264.

college em oxford

Um pub, uma casa, uma paisagem impressionista

De lá, a caminho do Wolfson College, onde Felipe estuda, passamos pelo The Eagle and Child. É o pub da cidade que, entre outros nomes de prestígio, era frequentado pelo escritor J.R.R Tolkien, autor de Senhor dos Anéis.

J.R.R Tolkien

J.R.R Tolkien – The Eagle and Child – Oxford

Em seguida passamos por um pequeno cemitério, totalmente integrado à paisagem da cidade. Fomos em direção à imensa área verde do Parque da Universidade. Como aperitivo, você ainda vai ver a casa onde mora Thom Yorke, vocalista da banda Radiohead, que foi criada na cidade.

universidade de oxford

Claro que o melhor ficou por último: a belíssima paisagem que Felipe tem do quarto dele no Wolfson CollegeEla poderia, como Felipe menciona, ter sido tirada de um quadro de Claude Monet.

Como você sabe, há uma velha e saudável rivalidade entre Oxford e CambridgeUma vez que a última já estava entre os nossos vídeos, você pode comparar estes dois centros acadêmicos. Depois é só escolher se você quer estudar em Oxford ou em Cambridge, a grande rival.

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv