étretat
mar de beleza na normandia
Étretat é o lugar predileto de quem visita a costa da Normandia.
As razões são fáceis de entender à primeira vista: a maior riqueza de Étretat, pequena vila no norte da França, são as suas belezas naturais. Ao longo da sua história, além de ser um dos locais prediletos para as férias de ricos parisienses, muitos artistas renomados, como Gustave Courbet e Claude Monet, pintaram as belezas do lugar.
Descubra mais:
Cefalonia uma das mais belas ilhas gregas.
Étretat – atrações históricas e belezas naturais
Em nosso passeio pelas principais atrações turísticas de Étretat, o seu guia será o nosso editor, Silvino Ferreira Jr. É possível fazer todo o roteiro em um dia, mas ele é melhor aproveitado se você dividi-lo em 2. Dentro do perímetro urbano, um dos lugares obrigatórios é a catedral da cidade. Ali, você deve prestar atenção a dois detalhes: os estilos gótico e romanesco, juntos, e o cemitério com sepulturas de soldados da Segunda Grande Guerra.
Centro da vila
Na praça principal da cidade, você tem a prefeitura, um pequeno mercado e algumas lojas bem interessantes. Uma vez que a agricultura tem um papel muito importante na economia, vale lembrar que a maçã é o principal produto plantado na região.
Da maçã, eles fazem um licor muito popular chamado Calvados. Claro que você também deve aproveitar para se deliciar com os queijos, os vinhos e a ostra. Afinal, você está na França.
Os grandes cartões postais de Étretat
Os grandes cartões de visita de Étretat, no entanto, são as falésias de calcário. Ao longo do tempo, a natureza esculpiu algumas esculturas naturais que dão um toque todo especial à beleza local. São furos em forma de arcos chamados de “Portas de Étretat“.
Os dois grandes destaques são a Porta de Aval e a Porta D’Amont. Na paisagem também sobressai o penhasco que, devido ao seu formato, é conhecido como “Agulha”.
Os Jardins de Étretat
No mesmo caminho das belezas naturais, mas com a ajuda do toque humano, os Jardins de Étretat são outro ponto obrigatório para o turista. Eles seguem a escola francesa cuja obra-prima são os Jardins de Versalhes, projetado por encomenda do imperador Luis XIV.
A inspiração para o projeto são as ideias de jardinagem do pintor Claude Monet. Por isso mesmo, lá de dentro, junto à escultura que homenageia Monet, você tem uma vista deslumbrante da Porta de Aval, pintada por ele.
O ponto de onde Claude Monet avista a Porta de Aval foi o ponto escolhido para fechar este passeio tão especial. Isso não significa que descrevemos tudo. Um exemplo: o nosso guia conta a história do monumento erguido em homenagem a 2 aviadores, ex-combatentes da Primeira Grande Guerra.
A razão da homenagem é que eles tentaram atravessar o Atlântico, saindo de Étretat com destino a Nova Iorque. Mas o resumo da ópera é o seguinte: as belezas naturais que você vai ver em nosso vídeo são indescritíveis. Palavras não bastam, você precisa ver.