eurostar – londres, paris, londres

Uma viagem Londres-Paris-Londres de Eurostar é especial por diversas razões. A que mais se destaca é   a experiência de passar pelo Eurotúnel, atravessando o Canal da Mancha, que os ingleses chamam de Mar da Inglaterra, por debaixo das águas. Isso só se tornou possível a partir de 1994, quando esta grande obra de engenharia foi inaugurada. É sobre esta que Kléber Saúde fala em nosso vídeo da série Dicas de Viagem.

A viagem leva aproximadamente 2 horas e 30 minutos. Isso porque o Eurostar é um trem de alta velocidade, que atinge 300 Km/h. No lado inglês, ele sai e chega na estação St Pancras Internacional, enquanto que na capital francesa, a estação é a Gare du Nord. Você pode comprar a sua passagem online, mas fique atento: tanto na saída, como na chegada, você deve ter algumas atenções especiais ao fazer esta viagem.

Viagem de Eurostar – Passaporte e controle na fronteira

Primeira coisa a lembrar: esta é uma viagem internacional. Isso significa que você vai passar pelos mesmos procedimentos de segurança que passa nos aeroportos da Europa e do Reino Unido. Com duas diferenças: você não despacha as malas, como faz no avião, e só passa pelo controle da imigração no embarque. Ou seja: na chegada, tudo é muito mais rápido. Essa questão da mala, como Kleber diz em nosso vídeo, é muito importante: o trem tem compartimento para bagagem, mas isso não significa que você deve exagerar. Por uma questão de conforto e de respeito pelos outros passageiros.

viagem de eurostar

Kléber Saude

Chegue mais cedo

Outro fator muito importante é a questão da hora de chegada à estação. Você não precisa chegar com 2 horas de antecedência, como faz no caso dos aeroportos, mas também não vá chegar em cima da hora. Mesmo que você esteja atrasado, por questões de segurança, os oficiais da imigração vão manter o mesmo padrão de checagem dos seus documentos. Se você chegar 40 minutos antes, dá pra fazer tudo com tranquilidade.

Eurotúnel – 50 quilômetros por baixo da água e muito conforto

Feito isso, você só precisa curtir a viagem. Você vai notar imediatamente que o Eurostar entrou no Eurotúnel pela mudança da luz. A partir daí, são 50 Km por baixo das águas. O túnel liga Folkestone, no condado inglês de Kent e Coquelles, em Pas-de-Calais, na França. O Eurostar Londres-Paris-Londres, faz duas paradas em solo inglês, nas estações Ebbsfleet International e Ashford International. No lado francês, o trem para em Calais-Fréthun e Lille-Europe.

Bateu uma fome? Vá até o vagão restaurante. Quer ficar conectado? Os trens têm Wi Fi. É sempre bom lembrar que também existe uma linha que liga Londres a Bruxelas, via Eurostar.

Outra coisa que é bom lembrar: é possível atravessar o Eurotúnel de no seu carro. Isso mesmo: existem vagões do Eurostar especialmente adaptados para transportar carros para os dois lados do túnel. Para embarcar você deve se dirigir aos terminais Eurotunnel Le Shuttle, tanto no lado inglês, como no francês.

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv