eurotunnel le shuttle
roadtrip londres – frança

Eurotunnel Le Shuttle é um serviço de trem para travessia de carros.

Uma viagem de carro, de Londres  para França, oferece duas alternativas na hora de atravessar o Mar da Inglaterra (Canal da Mancha). A mais conhecida é ir até Dover e atravessar para Calais, no lado francês, via Ferryboat. Já a segunda opção é o Eurotunnel Le Shuttle, que faz a travessia de carros, de trem, pelo túnel que liga a Inglaterra à França.

londres -frança

Eurotunnel Le Shuttle – atravessando o seu carro de trem

Para mostrar como é feita essa travessia, decidimos filmar o trajeto de carro entre Londres e Folkestone, onde fica o Le Shuttle, do lado inglês. Antes de prosseguir, um explicação sobre o Le Shuttle. Trata-se do serviço de travessia de carros pelo Eurotunnel. São dois grandes centros de espera, com estacionamento para os carros que aguardam a travessia e um centro de lojas e serviços para motoristas e passageiros.

viagem de carro

 

Uma vez que iniciamos a viagem saindo do sul de Londres, o trajeto até o Eurotunnel Le Shuttle foi feito em 1h30min. É o trajeto mais curto, para quem sai da cidade. Ele é feito atravessando o condado de Kent, usando as rodovias M20 e A 20. A compra das passagens para a travessia deve ser feita com antecedência e o ideal é chegar ao Eurotunnel Le Shuttle com pelo menos uma hora de antecedência.

eurotunnel

Para quem não está acostumando a viajar de carro pela Inglaterra, é uma boa oportunidade para apreciar as paisagens do interior do país. Outro ponto a se destacar é que tanto a M20 como a A20 são rodovias bem cuidadas e seguras. Deve-se, no entanto, ficar atento para a grande quantidade de caminhões, à medida em que se aproxima de Dover. A razão é simples: este é o ponto de ligação entre a Inglaterra e o Continente Europeu.

eurotunnel le shuttle

Ao chegar no Le Shuttle, você vai passar por um pedágio, onde vai receber um cartão com a letra correspondente ao horário do seu embarque. Basta estacionar o carro e ficar atento aos inúmeros displays espalhados pela área. O local conta com boa estrutura, proporcionando conforto a motoristas e passageiros.

eurotunnel le shuttle

Quando o display anunciar o embarque correspondente à letra do seu cartão, basta seguir para os trens. Tudo é muito bem sinalizado, com funcionários indicando o caminho a seguir. Fique atento: você não pode deixar de levar o passaporte. Ainda em solo inglês, você terá que passar pelos serviços de imigração inglês e francês. O mesmo acontece em solo francês, para quem vai fazer a viagem de volta.

trem eurotunnel

Com o carro dentro do vagão, não há muito a fazer. Você vai ouvir, em francês e inglês, instruções no início e no final da viagem. A travessia leva 30 minutos. Basta relaxar, conversar, se você estiver acompanhado, ler um livro, tirar um cochilo. Ao sair do trem, você estará em Calais. Basta seguir as placas para continuar a sua viagem. Em nosso caso, fomos até Étretat, na região da Normandia.

Silvino Ferreira Jr. - Editor - Canal Londres

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv