siga-nos no facebook >

canallondres

faculdades de oxford – a longa tradição

passeio pela história de oxford - parte 2

Algumas das faculdades de Oxford, os Colleges, como dizem os ingleses, estão entre as mais antigas do mundo. São estas escolas e seus cursos de altíssimo nível que fazem a reputação dessa que é uma das melhores universidades do mundo. Algumas dessas escolas estão nesta segunda parte do nosso passeio pela história de Oxford. Mas além das faculdades, Vania Gay, a nossa guia de turismo credenciada, tem mais coisas interessantes para mostrar.

faculdades de oxford

Descubra mais:

Uma estudante brasileira no King’s College London

Uma cidade para o estudante

O passeio para conhecer algumas das principais faculdades de Oxford foi feito em um dia especial. As ruas dessa cidade-universidade estavam repletas de alunos. De caras pintadas e roupas sujas de tintas, eles comemoravam os resultados dos seus exames. Era a festa da graduação. Neste aspecto, eles não se diferenciam de alunos de outras partes do mundo: cantam, bebem, se divertem.

faculdades de oxford

Hotéis em Oxford

Uma cidade para o turista

O nosso passeio começa sob a “Ponte dos Suspiros“, nome inspirado na famosa ponte de Veneza. A ponte liga duas faculdades de Oxford. Isso talvez explique o grande número de estudantes ali concentrados. Logo depois de comentar a festa, seguimos por sob a ponte para conhecer uma casa histórica. A poucos metros da Ponte dos Suspiros, fica a casa onde o cientista Edmund Harley morou. Na casa também ficava o observatório onde ele descobriu o cometa ao qual deu o seu sobrenome.

faculdades de oxford

Faculdades de Oxford – Do New College ao Merton College

A continuação do nosso passeio vai levar você ao New College. Embora o nome não sugira, basta observar os muros e paredes para perceber que de novo esta escola não tem nada. O New College tem mais de 700 anos. Entre as faculdades de Oxford, é a que abriga o maior número de alunos. Vale muito a pena prestar atenção ao que Vania fala enquanto apresenta esta escola. Com os seus mais de 12 mil alunos, As escolas seguem o padrão de construção dos antigos mosteiros. Mas além da construção, o método de ensino também é uma das características de Oxford. É um modelo único no mundo, chamado tutorial. Nele, o aluno tem um acompanhamento, mas também muito mais autonomia que os modelos de outras universidades.

grand cafe oxford

Depois do New College, uma pausa para o café. Na verdade, uma pausa para conhecer um pouco da história do “The Grand Cafe”. É uma loja azul, muito bonita. Ela é histórica porque foi ali onde se estabeleceu a primeira “Coffee House” de toda Inglaterra. Isso aconteceu em 1650. Vania aproveita para lembrar que, durante o nosso passeio pela City of London, ela mostrou a Jamaica House, onde o cafe foi servido pela primeira vez em Londres. A Jamaica House é a segunda mais antiga do país.

colleges de oxford

Com o grande número de estudante, os “Colleges” precisavam de um lugar onde fossem realizadas as provas. Por isso, no final do século XIX, foi construído o Examination Room.  Construído em estilo novo jacobino, a entrada, onde os alunos se identificam, é coberta por um grande toldo.

colleges de oxford

Em seguida, o lugar onde a longa tradição das escolas de Oxford começou. Vania apresenta o Merton College.  É o primeiro college de Oxford. Ele foi fundado em 1264, por Walter de Merton. Em frente a este lugar histórico, encerramos a segunda parte. Agora, é só aguarda a terceira que já está em edição.

crece pelo