canal londres tv online logo

siga-nos no facebook >

fantasia, música, homenagem
primeiro lockdown,
brinde ao dia 41

O dia 41 da nossa série ‘Um Dia de Cada Vez‘ começa com música e termina com aplausos. A música de abertura vem de ‘Fantasia’, bem-te-vi adotado por Renata Sucupira que, podemos dizer, já é um dos integrantes da nossa série. Com uma vantagem: desfrutando da liberdade que a gente quer ter de volta. Os aplausos, no final são para os funcionários do sistema de saúde do Reino Unido.

Veja os outros vídeos de Um Dia de Cada Vez

Mas muita coisa aconteceu entre o início e o final desse dia. E começamos com o produtor cultural Amaro Filho que teve um dia memorável. Ele começa com um chamado à luta, à resistência, em meio ao caos em que estamos vivendo. ‘Temos uma vida para viver’, é o que ele diz e nós assinamos embaixo. Mais tarde ele volta detalhando o que aconteceu ao longo do dia.

Amaro Filho

Amaro Filho

Depois do canto do bem-te-vi, voltamos a Londrina onde Renata Sucupira parecia muito pensativa e deprimida. De qualquer forma, e isso é o que mais interessa, ela estava num processo de reação. Alimentar o pássaro adotado, fazendo com que ele volte mais vezes, e com mais frequência, foi uma forma que ela encontrou para ‘alimentar a fantasia’. Sem fantasia, nada mais tem sentido.

Renata Sucupira

Renata Sucupira

Quem teve o início do dia menos excitante mesmo foi a família Alencar, em Recife. Mônica Feijó, Maria Porto e Alexandre Alencar estavam fazendo uma das coisas que a gente mais detesta: preparando a declaração do imposto de renda. Como seria bom poder saltar essa hora do dia.

Mônica e Maria

Mônica Feijó e Maria Porto

Em Londres, eu resolvi fazer uma homenagem a um artista que, durante muito tempo, principalmente durante a adolescência, foi meu grande amigo. Como parte da nossa convivência, ao longo do tempo, ele me presenteou com vários quadros. Dezenas, eu diria. Entre os que estão comigo aqui em Londres, dois foram comprados, como presentes para a Susan Ferreira. E isso aconteceu em 2008 e foi a última vez que o vi. Infelizmente, ele morreu em 2015, e não em 2013, como afirmei no vídeo, com apenas 52 anos. Seu nome Ben-Perruci Lopes Martins.

tocando pifanos

Sim, mas o que aconteceu de tão especial na vida de Amaro Filho? O nosso vídeo virou testemunha do lançamento do site Tocando Pífanos. O principal objetivo do projeto é mapear bandas de pífanos em todo o Brasil, contando a história desse instrumento, composições, bandas e músicos. O lançamento foi virtual, claro, através de uma ‘live’ que contou com a participação de artistas, historiadores, patrocinador e o público apaixonado por música, especialmente pelo pífano.

dia munidal do jazz

Música também alegrou o dia de Renata Sucupira. O primeiro dia de maio, além de Dia do Trabalho, também está na agenda musical como O Dia Internacional do Jazz. Uma live, promovida pela UNESCO, proporcionou a oportunidade do planeta inteiro ouvir alguns dos grandes nomes do jazz da atualidade. Tudo organizado por um dos gigantes desse gênero musical, Herbie Hancock.

Alexandre Alencar

Alexandre Alencar

Alexandre Alencar, além de produzir as imagens dos acontecimento do dia 41, também aparece com uma notícia ligada ao coronavírus: o Maranhão, estado do Norte do Brasil, se tornou o primeiro a obrigar quem não exercem atividades essenciais a ficar em casa. O chamado ‘lockdown’, que é diferente da quarentena porque tem força de lei.

aplausos

Ainda teve tempo para Renata participar de uma live com Choro Molina, grande nome do Flamenco. Em Recife, a família Alencar brinda mais um dia, enquanto que em Londres, como tem acontecido toda quinta, às 20h, fomos para a janela aplaudir os funcionários do Sistema de Saúde do Reino Unido, que têm feito um trabalho tão heróico, a ponto de se tornar a instituição que conseguiu superar as diferenças impostas pelo Brexit e reunificar o país em torno de um só objetivo: derrotar o Covid-19.

 

 

 

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x