feiras de arte na europa
art shopping paris

As feiras de arte na Europa fazem parte de uma tradição do Velho Continente. Elas são realizadas anualmente em diversas cidades e países. Londres, Veneza e Berlim se destacam como sedes desses grandes eventos. Mas quando se fala em arte, Paris deve sempre estar em primeiro plano, claro. Por isso a Art Shopping é um dos maiores eventos anuais da arte européia. O local onde ela acontece já diz muito: o Carrousel du Louvre, parte do Museu do Louvre, um dos mais visitados no mundo. O Canal Londres foi até Paris, como convidado do Sciacco Studio, de São Paulo, e registrou a participação brasileira nesta grande feira.

carrousel du louvre

Descubra mais:

O registro de uma exposição que mostrou a arte pernambucana em Londres

Nossos guias na Art Shopping de Paris

Para guiá-lo através da Art Shopping nós contamos com Tânia Sciacco e Daniel Sciacco, sócios do escritório que leva o nome deles. Também contamos com a participação especial de Stephane de Boysson, Diretor Comercial da Art Shopping. Logo na abertura do vídeo, você tem uma ideia do que faz desse evento uma das maiores feiras de arte na Europa: uma multidão tomou conta do espaço onde galerias de 32 países mostravam inúmeras concepções de arte. Considere que a feira acontece duas vezes por ano e você vai ter uma ideia mais precisa do quanto o mercado da arte é importante para uma cidade como Paris.

sciacco studio na art shopping paris

Tânia Sciacco

Pelo que a Art Shopping representa também se pode medir o quanto é importante a presença da arte brasileira ali. É aí que entra a missão do Sciacco Studio. Com mais de 10 anos de atividade, eles têm participado de grandes eventos internacionais de arte. Neste caminho, tem se tornado rotina o encontro com o Canal Londres. Temos vídeos da participação brasileira na Bienal de Veneza, exposição Multiple Expressions, na capital londrina, e a exposição “A Luz é como Água“, em Berlim, todas promovidas pelo Sciacco Studio. Como diz Tânia, “a não tem fronteiras”.

arte brasileira em paris

Daniel Sciacco

Nossos artistas em uma das grandes feiras de arte na Europa

Coube a Daniel apresentar os trabalhos dos 7 artistas brasileiros que eles levaram a Paris. Além de sócio do studio, Daniel também participa do evento como artista. Ele assina, como Daniel Fontoura, duas belas fotografias. Dos artistas expostos,  além de Daniel, estava presente a fotógrafa Carla Del Nero. Ela participa com 3 fotografias que revelam o estilo muito peculiar de uma artista descoberta pelo Sciacco Studio. Ao acompanhar Daniel, você vai conhecer também os trabalhos de Beatriz de Carvalho, Célia Nahas Garcia, Evelina Villaça, Jane Wickbold e Magda Bugelli.

arte brasileira na art shopping paris

Arte é identidade

Os poucos familiarizados com o universo da arte podem se perguntar: o que a participação em grandes feiras de arte na Europa e no mundo traz de bom para o Brasil? A resposta curta é: muito. Ao parar para pensar na importância de um evento como o Art Shopping, você pode usar algumas comparações. Por exemplo: o que significa para um atleta participar de um grande evento esportivo? Uma grande feira de arte é uma vitrine onde o artista mostra o seu trabalho para o mundo. Para as galerias de arte, o evento significa ampliar os horizontes e mercados para a arte que ela representa. E isso é importante para o país. Através da nossa arte mostramos a nossa identidade. A arte é uma forma de um país projetar a sua imagem no mundo.

artistas brasileiros na europa

Carla Del Nero

A parceria Canal Londres / Sciacco Studio

Por tudo isso é que a gente não mede esforços para cobrir eventos como a Art Shopping e outros grandes eventos de arte no Velho Continente. Assim como o Sciacco Studio, vemos isso como uma missão. Sempre que a arte brasileira estiver presente, faremos todo possível para registrar a participação dos nossos artistas. É assim que temos construído a nossa grande galeria de vídeos de arte.

pirâmide no carrousel do louvre

Felizmente, ao longo dessa caminhada, vamos fazendo amigos e parceiros. Entre tantos outros, o Sciacco Studio é considerado “de casa”. Da nossa parte, cada vídeo é uma contribuição para que a arte brasileira tenha mais visibilidade e ganhe mais admiradores. Mas também é uma forma de deixar um registro para a história. Você que nos acompanha, pode ficar certo de uma coisa: não paramos por aqui.

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv