cinema of brazil
com adriana rouanet

Quando chegou em Londres para estudar jornalismo, Adriana Rouanet não imaginava o quanto a cidade pela qual se apaixonou teria tanto impacto na sua vida profissional e pessoal. Logo após a sua graduação Adriana já engrenou um mestrado e, em seguida, um doutorado. Mas o que parecia indicar uma carreira acadêmica acabou não resistindo à sua paixão pelo cinema.

Depois de passar em um concurso, ela foi trabalhar na Embaixada do Brasil em Londres com Alberto Fonseca, na época, adido cultural da embaixada, que teve a iniciativa de organizar o Cinema of Brazil, que se diferenciava de outros festivais que promovem o cinema brasileiro no exterior por duas razões básicas: o apoio e recursos do governo brasileiro e a seleção dos filmes participantes a partir de um tema.

adriana rouanet

Adriana Rouanet

Depois do sucesso das 4 edições promovidas em parceria com o Barbican Centre, em 2011, o Cinema of Brazil muda de endereço e acontece em dois cinemas: o Curzon, no Soho, onde também acontece a abertura do Festival, e no Apollo, em Piccadilly. Este ano, o tema escolhido é o Cinema de Estrada, ou histórias de viagens contadas na grande tela. São 8 filmes de ficção e um documentário.

frame filme

Entre os selecionados estão filmes como O Abismo Prateado, de Karim Aïnouz, que abre o festival; Budapeste, baseado no romance de Chico Buarque; Cinema, Aspirinas e Urubus, dirigido por Marcelo Gomes, a ser exibido na noite de encerramento; e o documentário Pachamama, dirigido por Eryk Rocha, filho de Glauber Rocha.

filme budapeste

Para conhecer um pouco mais da vida e do trabalho que Adriana vem realizando em Londres, a gente foi até a casa dela para voltar com uma entrevista que revela o quanto Adriana é apaixonada pelo cinema e pela cultura brasileira, principalmente quando o cinema tem a ver com o diálogo entre culturas.

festival de cinema brasileiro

Além de contar um pouco do que Londres representa para ela, e da trajetória do Cinema of Brazil, Adriana revela para você o novo projeto em que está envolvida: o seu primeiro documentário, que está sendo rodado no Brasil e em Londres, numa produção que envolve a sua empresa, Colibri Global, especialista em legendagem, curadoria e consultoria criativa, e profissionais nos dois lados do oceano. Como se não bastasse, você ainda vai ter o priviégio de ser um dos primeiros a ver algumas imagens desse trabalho.

festival de filmes brasileiros em londres

No final, a conclusão a que você, provavelmente, vai chegar é que nada mais adequado a quem tem tanto amor pelo nosso cinema e nossa cultura do que o sobrenome que ela carrega consigo, e honra muito bem.

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv