cachaça em londres
cores, aromas e sabores

O I Festival da Cachaça em Londres foi organizado com o objetivo de mostrar para o público britânico e europeu a riqueza de sabores, aromas e cores desse destilado brasileiro. Para saber mais sobre os eventos e suas ambições, conversamos com Hugo Tolomei e Milton Lima, brasileiros, e Leszek Wedzicha, polonês radicado no Reino Unido, mas que conhece bem o Brasil, onde também já residiu. Ele e Hugo tiveram a iniciativa de criar o festival e, em seguida, convidaram Milton, um especialista no assunto.

festival da cachaça em londres

Leszek Wedzicha, Milton Lima e Hugo Tolomei

Descubra mais:

História de um bar brasileiro em Londres

I Festival da Cachaça em Londres – o primeiro passo

Esta primeira edição desse festival internacional da Cachaça em Londres, é apenas o primeiro passo de um projeto maior. Como parte dessa primeira edição, foi publicado um livro que mostra a imensa variedade da cachaça originárias todas as regiões do Brasil. com isso, os organizadores pretendem mostrar aos produtores brasileiros o quanto é fundamental a união do setor, para que o destilado brasileiro ganhe o mercado internacional. Ao mesmo tempo, o livro é uma maneira de introduzir um pouco da história da cachaça ao público estrangeiro.

livro sobre cachaça

Cachaça para inglês ver e degustar

É claro que saber mais sobre a história e o processo que transforma cana de açúcar em cachaça é importante. Hoje, em todo mundo, há um crescente interesse em se saber a origem de tudo que a gente consome. Mas nada diz mais que a degustação em si. É aquela hora em que você descobre o que vai melhor com o seu paladar. Se até mesmo para muitos brasileiros, é uma grande surpresa saber que não é tudo igual, imagine para alguém de fora. Durante o festival realizado em Londres, no dia 14 de abril d 2018, foi oferecida a chance de se provar diferentes tipos de cachaças. Foram mais de 50 marcas representadas, entre marcas já conhecidas e outras que eram total novidade.

festival da cachaça em londres

Ao ouvir Hugo, Milton e Leszeq, 3 apaixonados pela cachaça, você descobre que o potencial para este produto brasileiro no exterior tem muito a ser explorado. Como diz Hugo, embora no Brasil o panorama da cachaça tenha mudado muito, ainda há velhos preconceitos que precisam ser vencidos. Não há a menor razão para que a cachaça brasileira no exterior seja vista como uma bebida inferior à de tantos outros países.

festival da cachaça em londres

Agora que o primeiro passo foi dado, resta dar os parabéns aos organizadores do evento e torcer para que a iniciativa ganhe apoio e continuidade. A cachaça brasileira é uma marca que o país precisa abraçar como parte da nossa cultura. Devemos seguir o exemplo dos escoceses e mexicanos, que se orgulham do seu whisky e da sua tequila, respectivamente. A hora é de mostrar ao mundo que cachaça é mais que uma bebida para se preparar caipirinha.

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv