festival nelson rodrigues em londres
perdoa-me por que traíres

O dia 27 de outubro de 2016 marca o início de um grande acontecimento para o teatro e a cultura brasileira: o pré-lançamento do Festival Nelson Rodrigues em Londres, previsto para acontecer em 2019. E, como merece o maior autor do teatro brasileiro, a partida foi em grande estilo.

Na sala principal da Embaixada do Brasil em Londres, um grupo de atores brasileiros, britânicos e europeus, dirigidos por Ramiro Silveira, fez a leitura encenada da peça “Perdoa-me por me traíres”. Um momento histórico que a gente não poderia deixar de registrar em vídeo. Para contar a trajetória do projeto, dois convidados ilustres: o próprio Ramiro e Nelson Sacha Rodrigues, neto do grande escritor.

Festival Nelson Rodrigues em Londres

Ramiro Silveira & Nelson Sacha Gonçalves

Descubra mais:

O teatro do Brasil no World Shakespeare Festival

Um projeto nascido de muitos encontros

Como é de se imaginar, realizar um Festival Nelson Rodrigues em Londres é um projeto de imensa responsabilidade. Por isso mesmo, é um processo que leva tempo. A semente da ideia foi plantada em 2015, quando Sacha Rodrigues veio a Londres de férias.

Mas sendo um pouco mais rigoroso podemos dizer que ele começa a ser gestado bem antes. Em 2001,  Jofre Rodrigues, filho de Nelson Rodrigues e pai de Sacha, lançou “O Teatro de Nelson Rodrigues”, em inglês. Na tradução, ele contou com a parceria de Toby Coe.

leitura encenada de nelson rodrigues

Almiro Andrade & Nando Messias

É a partir dessa tradução que Sacha visualizou a oportunidade de expandir o conhecimento do teatro rodriguiano. Em se tratando de um autor da dimensão de Nelson Rodrigues, nada mais justo trazê-lo para a terra de outro gigante: William Shakespeare. Todos os ingredientes necessários foram se encaixando.

Além da vinda de Sacha Rodrigues, é fundamental ressaltar que ter Ramiro Silveira como professor da Universidade de Essex é um fator determinante para a realização do projeto. Ali, ele ocupa a função de “Head of BA World Performance”. Ramiro é grande conhecedor da obra de Nelson. Dirigiu produções no Brasil e, em 2012, a montagem de Vestido de Noiva com alunos da Universidade de Essex.

leitura encenada nelson rodrigues

Andrew McPherson

O papel da Embaixada do Brasil e Festival Nelson Rodrigues em Londres

Com as peças se encaixando faltava um grande apoio. Ele vem com o encontro entre Sacha Rodrigues e dois membros da Embaixada do Brasil em Londres: Hayle Gadelha e Nadia Kerecuk.  Além de ajudar na conexão com pessoas no universo da literatura na capital inglesa, a Embaixada disponibilizou a principal sala da sua sede para a realização da leitura. Obviamente, a participação da Embaixada não termina aqui e vai continuar até o lançamento do Festival Nelson Rodrigues em Londres, em 2017.

músicos na leitura encenada nelson rodrigues

Stephen Douse & Músicos

Uma prova de universalidade

Os mais familiarizados com a obra do teatrólogo brasileiro, em português, devem ficar com aquela pulga atrás da orelha: “como é que os ingleses recebem uma obra que parece ser tão brasileira?” Ramiro e Sacha não escaparam dessa pergunta. A resposta que eles dão é enfática: “entendem, sim”.

E Ramiro, com a experiência de quem está dirigindo um trabalho de Nelson Rodrigues, em inglês, pela segunda vez, reforça que o mesmo acontece em relação aos atores e atrizes. Eles sabem exatamente o que personagens tão peculiares pedem na hora de interpretá-los.

leitura encenada de nelson rodrigues em londres

Nando Messias, Almiro Andrade, Alice Lavender & Birte Widmann

Encontros futuros

Um tema da conversa com Ramiro e Sacha que merece toda atenção é a oportunidade que o Festival Nelson Rodrigues em Londres abre para os atores brasileiros que trabalham na capital inglesa. Você que acompanha de perto o nosso trabalho, sabe: temos uma página dedicada ao nosso teatro. São diversos os vídeos do Canal Londres produzidos com profissionais do nosso teatro, aqui.

Entre os nossos vídeos, por exemplo, temos o registro da montagem de “Um Beijo no Asfalto”, de Nelson Rodrigues, produzida pela Companhia StoneCrabs. Muitos desse profissionais, juntos com ingleses e europeus, serão integrados ao projeto. Um justo reconhecimento a um trabalho que tem sido realizado ao longo de mais de duas décadas.

festival nelson rodrigues em londres

O retorno que vem da platéia

Mas todo esse esforço de tanta gente talentosa seria em vão sem um componente essencial: o público. Se a medida do sucesso do Festival for a noite da leitura encenada de “Perdoa-me por me traíres”, o sucesso está mais que garantido. 2017 será o ano de Nelson Rodrigues para inglês ver, ouvir e aprender a admirar.

Será um festival além da representação de alguns dos seus clássicos. A programação envolve muito mais. Você já pode ir descobrindo o que vai acontecer no vídeo acima. Ele é o ponto de partida para o Festival Nelson Rodrigues aqui, no Canal Londres.

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv