fim de semana em londres
o que fazer

Um fim de semana em Londres é algo muito especial. Como uma das cidades mais espetaculares do mundo a capital inglesa contém algumas das atrações mais interessantes que qualquer viajante pode encontrar. É possível passar anos morando por aqui e não conhecer tudo que ela tem a oferecer e é por isto que a seguir você vai encontrar uma seleção de programas incríveis para aproveitar um fim de semana londrino exclusivo e repleto de achados interessantes.

liberty londres

Liberty – Foto: Stig Nygaard

Descubra mais:

Faça um passeio em Londres com guias profissionais brasileiros

Fim de semana em Londres – o clássico e fora do comum

Existem alguns locais clássicos que são paradas obrigatórias em Londres, como o Palácio de Buckingham, o Big Ben e a Torre de Londres. Entretanto, poucos programas são mais tradicionalmente londrinos que tomar uma deliciosa xícara de chá da tarde.

O melhor lugar para fazer isto é na primeira casa de chá da Twinings, que ainda se encontra em atividade mais de 300 anos depois da sua inauguração na rua Strand.

O estabelecimento foi aberto pelo jovem Thomas Twining em 1706 como Tom’s Coffee House e, como o nome indica, originalmente era dedicado ao café. As diferentes misturas de chá criadas pelo dono eram oferecidas como uma segunda opção, mas elas rapidamente se tornaram populares entre os aristocratas da época.

Aproximadamente uma década após a abertura, a loja já tinha conquistado a reputação de um dos melhores chás de Londres e passado a vender quase que exclusivamente misturas de chá seco embalados. O negócio cresceu cada vez mais e hoje em dia a Twinings é uma das marcas mais conhecidas de chá do mundo inteiro e o nome é praticamente um sinônimo de chá britânico.

A loja original mudou de nome para Twinings em 1787 e a fachada inalterada conta com uma simples placa de ouro com o nome da empresa, que o torna o logo mais antigo ainda em uso. Em 1837, a Rainha Vitória concedeu à empresa um mandado real, um mérito que deu a ela a honra de fornecer chá à família real desde então.

Visitar o local é uma experiência única que proporciona ao visitante a possibilidade de conhecer um pouco mais sobre uma das bebidas clássicas dos ingleses e vivenciar uma tradição da maneira que ela começou.

twinings

Foto: Elliott Brown

Clubes de pôquer e uma loja de tirar o chapéu

Outra experiência incrível que se pode ter em Londres é a ida aos famosos e clássicos clubes de pôquer. O esporte é uma das melhores maneiras de reunir um grupo de pessoas para uma noite excelente de diversão e camaradagem. Além disto, existem estilos para todos os gostos e é muito simples aprender texas hold’em, a versão mais popular praticada nos clubes.

Existem dois clubes muito populares na cidade, o Pollards Hill Poker Club (PHPC) e o The Poker Room. Os dois possuem bons estabelecimentos, ótimos restaurantes e equipes atenciosas, entretanto os requisitos de acesso a cada um são diferentes.

O primeiro é mais tradicional, o que significa que é preciso fazer uma reserva alguns dias antes para se tornar membro do PHPC e poder disputar uma das mesas. Isto possibilita acesso a todas as instalações do clube, que incluem piscina, dardos, esportes televisionados e às mesas de pôquer.

Já o Poker Room é uma das maiores e mais icônicas salas de pôquer do Reino Unido. O local já recebeu eventos de grandes campeonatos como o European Poker Tour (EPT) e o The Grosvenor UK Poker Tour (GUKPT) e alguns dos maiores atletas do pôquer mundial já competiram por lá.

Apesar da fama, o local é muito acessível e sempre conta com um bom número de atletas disputando partidas animadas. Após uma reforma em 2013 o local passou a contar com mais de 30 mesas que oferecem torneios diários para todos os tipos de entusiastas.

Continuando na linha de explorar clássicos londrinos, outra experiência imperdível é visitar a loja Lock & Co, uma das lojas de chapéus mais antigas do mundo e local de criação do tradicional bowler hat.

O mais interessante é o instrumento utilizado para realizar a medição. Conhecido como conformateur, ele mapeia a forma do crânio por meio de alfinetes em papel e cartões, formando um modelo da cabeça em escala reduzida. Personalidades famosas como Winston Churchill, Charlie Chaplin e Oscar Wilde já visitaram a loja, que exibe emoldurados os modelos criados a partir das suas medidas.

James Lock & Co

Foto: Edwardx/CC BY-SA 4.0

O mágico  o bizarro

Londres é a cidade da plataforma 9 3/4 e vários outros cenários da saga Harry Potter, mas a cidade também conta com lugares mágicos que vão muito além das aventuras do famoso bruxo. Um deles é a fantástica Hoxton Street Monster Supplies.

Internacionalmente conhecida como a “única loja do mundo voltada para monstros”, a Hoxton conta com uma atmosfera única e oferece uma série de produtos temáticos voltados para os visitantes.

Coisas como “cookies para dragões” e “biscoitos para lobisomens” dão o tom de itens disponíveis e o estabelecimento também conta com diversos avisos divertidos relacionados aos “clientes” que incluem de gigantes a vampiros.

hoxton street monster

Foto: Matt Brown/ CC BY 2.0

Pub e Fish and Chips

Londres é uma das cidades mais multiculturais e ecléticas do mundo e a quantidade enorme de restaurantes disponíveis reflete isto. É possível encontrar vários lugares para saborear o tradicional fish and chips, mas para uma experiência realmente única um dos locais mais legais para visitar é o The Sherlock Holmes Pub.

O primeiro andar do estabelecimento inglês é muito parecido com os tradicionais pubs da capital e proporciona uma típica experiência britânica, mas o segundo é uma cópia em tamanho em real do apartamento compartilhado por Sherlock Holmes e Dr. Watson na 221b Baker Street e eleva tudo a um novo nível.

A decoração, que foi criada pela Biblioteca de Westminster para um Festival da Grã-Bretanha de 1951 antes de ser realocada para o pub, é majestosamente detalhada e possui diversos objetos, obras de arte e móveis associados ao detetive mais famoso do mundo.

A representação é extremamente fiel e automaticamente transporta o visitante para a Inglaterra da Era Vitoriana, onde ele pode saborear diversos pratos da culinária local enquanto fica imergido junto de um ícone da cultura inglesa.

the sherlock holmes

Foto: Monica Quiroz

O roteiro acima permite que um visitante ou até mesmo um londrino descubram diversos programas incríveis e excepcionais para aproveitar Londres durante um fim de semana e tenham uma verdadeira experiência clássica da cidade. Apesar disto, é impossível falar sobre tudo que ela tem a oferecer e checando sempre o Canal Londres você sempre vai poder descobrir mais coisas legais.

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv