flipside 2015 – mais que um festival internacional de literatura

FlipSide 2015 acontece em Snape Maltings, a casa do Aldeburgh Music. O Festival, que já faz parte do calendário cultural na Inglaterra,  acontece entre os dias 2 e 4 de outubro e, este ano, ganhou um tempero latinoamericano, que vai ampliar o alcance do evento, fazendo com que ele seja mais que um festival de literatura. O campus Aldeburgh Music será invadido com imagens e sons da América Latina.

Snape Maltings Flipside

Festival Internacional de Literatura com livros, nomes, música

Na noite de abertura, sexta-feira, uma eletrizante festa dançante com a banda de funk brasileiro e latino, The Fontanas e os DJs Aroop Roy e Cal Jader. No sábado, a noite promete uma dobradinha emocionante com Mayra Andrade, a cativante cantora de Cabo Verde, cuja música é rica em ritmos crioulo, português e brasileiro. A outra atração será a The London Tango Orchestra, que traz, como convidados especiais, o cantor de tango argentino Leonardo Suarez Paz e a sua esposa, a dançarina Olga Suarez Paz.

The Fontanas

Este ano a FlipSide vai receber grandes nomes literários de todo o mundo, incluindo o dramaturgo Sir David Hare, (As Horas e O Leitor), vencedor do BAFTA, falando sobre seu novo livro de memórias, The Blue Touch Paper; Louis de Bernières (Capitão Corelli) discutindo seu mais recente romance, o aclamado The Dust that falls from Dreams, além de grandes nomes do romance como Joanna Trollope, Nicci French, Julia Blackburn e Esther Freud. Eles serão acompanhado pelos escritores mexicanos, Juan Pablo Villalobos e Chloe Aridjis, mais Fernanda Torres e Cristovão Tezza, do Brasil, e o angolano José Eduardo Agualusa, vencedor o Independent Foreign Fiction Prize, falando sobre seu novo romance, A General Theory of Oblivion.

Fernanda Torres

Fernanda Torres

Tim Dee e Patrick Barkham, dois autores que escrevem sobre a natureza, irão falar sobre os seus trabalhos e serão anunciados os vencedores de uma nova competição de redação. Outra novidade para 2015 são as oficinas de escrita da Foyle, onde os participantes podem aprender a arte de escrever memórias com Julia Blackburn ou, se preferir estórias de crime, com Michelle Primavera.

Mayra Vanessa Filho

Mayra Vanessa Filho

Espaço para menores

A edição 2015 da FlipSide também expandiu a programação infantil e tem mais de 20 eventos para este público durante todo o fim de semana, para todas as idades e orçamentos. Particular atenção tem sido dada para garantir que existam eventos apropriados para leitores jovens e adultos.

TEZZA_CRISTOVAO-280x324

Tezza Cristovão

O festival tem o prazer de receber Lisa Williamson, James Dawson, Andy Mulligan na peça Map of Me, sobre a identidade e imigração. Emily Gravett, Josh Lacey, Jonny Duddle e o brasileiro Fábio Sombra vão estar presentes para manter os mais jovens ocupados, e mais o cartunista Kev F Sutherland, colaborador da Beano e da Marvel, que realizará oficinas mostrando segredos dos seus livros de cartoon.

flipside1

Durante todo o fim de semana haverá uma exposição de trabalhos da artista brasileira Ana Maria Pacheco, assim como uma seleção de retratos de grandes escritores, do premiado fotógrafo do The Guardian, Eamonn McCabe. Você também terá a oportunidade de participar do International Big Draw e desenhar modelos ao vivo com todo o material de arte fornecido gratuitamente.

flipside-2

E de vez em quando você poderá passar na The Big Top Tent, com música ao vivo, comida latinoamericana preparada na hora, artesanato e barracas e cursos de danças como salsa, tango, capoeira e maracatu, com Mariana Pinho, criadora do Maracatudo Mafuá. É uma edição que promete muito e que você, que curte literatura, música ou qualquer outra forma de expressão artística, não pode perder.