forró do galpão
douglas e gladys

Gladys Cavalcante, Douglas Gomes e o Forró do Galpão em Londres.

Gladys, Douglas são 2 nomes ligados ao ensino da dança nordestina para brasileiros e europeus. E o Forró do Galpão foi, durante um bom tempo a melhor escola para quem quisesse aprender os passos e os movimentos do forró. Durante anos, toda quinta-feira, a dupla dirigiu o Forró do Galpão, criado por Lucas Amorim, Pedro Campolina e Gil Camará, com aulas de forró para brasileiros e europeus.

Descubra mais:

O cantor que é a voz do forró em Londres

Depois das aulas tudo vira festa, com um trio toca forró ao vivo e tudo vira festa.Quando os seus criadores voltaram ao Brasil, o músico Gustavo Marques se juntou à dupla para não deixar o forró parar.

Gladys Cavalcante

Gladys Cavalcante

Forró do Galpão – história de trabalho e sucesso

Depois de um início onde Douglas e Gladys precisavam distribuir panfletos e convencer as pessoas nos arredores do Colbert Place, em Brick Lane, local onde o Forró do Galpão acontecia, para conhecerem a dança brasileira, tudo mudou. Quem ia ao forró era obrigado a dançar coladinho, com passos curtinhos, para não bater com os outros casais. Era sucesso total.

douglas gomes

Douglas Gomes

O forró começava às 19h, com as aulas para iniciantes e intermediários, com DJs mandando forró pra moçada. Em seguida, havia música ao vivo um trio sobe ao palco e a coisa ficava com cara de um verdadeiro forró nordestino.

Aí, você pode pensar que a grande maioria dos participantes era formada por brasileiros procurando um lugar para se confraternizar com conterrâneos. Engano total. Muitas vezes, brasileiros no Forró do Galpão eram minoria, deixando o salão dominado por franceses, espanhóis, portugueses, alemães, etc.

forró do galpão

Era tanta paixão pelo ritmo nascido no nordeste brasileiro que os europeus começaram a criar um jeito próprio de dançar forró, como observa a Gladys, no vídeo que o Canal Londres preparou para você.

O Forró do Galpão, infelizmente, não existe mais, no entanto, ficou o nosso vídeo, como um registro para quem duvida que essa história da popularização do forró em Londres e na Europa, é exagero de brasileiro ufanista. Veja e comprove.

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv