a fotógrafa juliana lauletta e a exposição lumen

A fotógrafa Juliana Lauletta está em Londres desde 2014. Paulistana, depois de uma passagem pela Austrália, ela trouxe para a capital inglesa o sonho de expandir a sua arte, em especial a sua fotografia. Não é o caminho fácil, mesmo para quem tem o talento de Juliana. É preciso determinação e capacidade para administrar uma série de elementos que afetam a vida de qualquer imigrante: ansiedade, solidão, luta para sobreviver. Quem consegue superar as primeiras dificuldades tem tudo para conquistar o que veio buscar. É o caso de Juliana Lauletta.

lumen exhibition

Descubra mais:

A fotografia de Mariana Canet em Londres

O dia 16 de abril de 2017 vai ficar marcado na memória de Juliana como  um divisor de águas na vida dela em Londres. Neste dia, na Espacio Gallery, em Shoreditch, aconteceu a abertura da exposição Lumen. Com a participação de 30 fotógrafos, Juliana, além de mostrar o próprio trabalho foi a curadora da exposição, juntamente com a amiga e, de certa forma, mentora, Renee Rilexie. Pelas imagens do vídeo acima você vai perceber o quanto aquela noite significou para ela. Juliana estava radiante de alegria. Era a realização de um sonho.galeria espacio londres

Encontrar Renee Rilexie foi fundamental para que a ideia da Lumen Exhibition se transformasse em um evento tão importante para ela e todos os fotógrafos participantes. Mas o encontro não é resultado do acaso, ele aconteceu como fruto de uma bela ideia. Em 2015,  Juliana decidiu sair do isolamento e criou o “MeetUp Group” “To Become an Artist”  na Internet. A ideia era reunir pessoas que tivessem em comum a paixão pela fotografia e a vontade de expressá-la como arte. Para se ter uma ideia do quão bem sucedida foi a ideia, com menos de 2 anos depois d criado, o grupo conta com mais de 4 mil membros.

exposição lumen

A partir da formação do “To Become an Artist“, foi criada a caminhada fotográfica. A partir de um roteiro pré-estabelecido pela própria Juliana, eles se encontram em determinados lugares da cidade com o objetivo de fotografar. Juliana faz todo o trabalho de pesquisa para garantir que os melhores ângulos e condições de iluminação resultem em fotos que fujam do lugar comum. Parte dos fotógrafos que tiveram trabalhos exibidos na Espacio Gallery são participantes das caminhadas.

exposição lumen em londres

Letícia Lima

Uma consequência natural das caminhadas foi a construção de um acervo com fotos de Londres. A partir daí a fotógrafa Juliana Lauletta começa a abrir caminho para ter o seu trabalho publicado em em alguns veículos muito respeitados: Time Out, The Londonist e BBC, que descobriu Juliana através da página dela no Flickr. Nada mais merecido: quem tem a oportunidade de se deparar com as fotos que ela clica da cidade, logo percebe que está diante de uma fotógrafa com olhar especial.

londres by juliana lauletta

Foto: Juliana Lauletta

Mas este olhar não se revela apenas quando o objeto fotografado é a cidade. Nas duas fotos que Juliana expôs na Lumen, ela mostra duas fotografias cujos processos criativos são completamente diferente. Brincando de misturar cores e a água, ela consegue resultados surpreendentes, que mais parecem uma pintura ou efeitos de Photoshop, mas que são resultados de um trabalho artesanal.

fotógrafa juliana lauletta

Juliana Lauletta

Tudo o que foi escrito acima ainda não diz tudo sobre a Lumen Exhibition e a fotógrafa Juliana Lauletta. O evento foi além da exposição, contando com workshops e muita troca de ideias entre fotógrafos, artistas e convidados. O sucesso também já garantiu a continuidade da parceria entre Juliana e a The Artist Pool, de Renee Rilexie que organizou o evento para novas exposições. Agora, falta você prestigiar um trabalho tão bonito vendo o vídeo e compartilhando da alegria da Juliana com a realização de um sonho muito especial.