fotografias, amizade, solidariedade,
reconhecimento e mais – dia 55

Chegamos ao dia 55 de ‘Um Dia de Cada Vez‘ com atividades variadas no universo confinado dos nossos participantes em Recife, Londrina e Londres. Tivemos poesia e música, como quase sempre, tivermos máscara contra o fascismo, recordações, reconhecimento, indignação. Vamos ver como foi que estes temas se encontraram?

Veja os outros vídeos da série

Abrimos o dia com Mônica Feijó e Maria Porto, sob o olhar atento da câmera de Alexandre Alencar, fazendo uma viagem ao passado. São fotografias que lembram peças e espetáculos dos quais Mônica participou, fotos dela ainda adolescente, primeira comunhão de Alexandre, entre outras. São emoções vividas no passado que a fotografia tem o poder mágico de trazer de volta.

monica e maria

Mônica Feijó e Maria Porto

Em seguida, Amaro Filho abre o dia dele com uma chamada que vai levá-lo a abordar um tema sobre o qual ele já havia falado nas primeiras participações dele em ‘Um Dia de Cada Vez’: a relevância dos grupos sociais na vida dos seus participantes, neste momento atípico que estamos vivendo. Ele cita alguns exemplos de como a solidariedade, o compartilhar da alegria e da dor, amenizam a ausência do abraço e da presença física.

Amaro Filho

É neste mundo virtual em que vivemos que Renata Sucupira terá uma reunião muito especial: o primeiro encontro com o Cônsul do Reino Unido no Brasil, como parte das funções dela como Presidente do Comitê de Comércio Internacional e Investimentos da Câmara de Comércio Britânica. Ocasião especial merece traje especial, e Renata aparece elegantemente vestida para o encontro.

Renata Sucupira

Renata Sucupira

Aqui em Londres, eu, autor desse texto, Silvino Ferreira Jr., andei às voltas com uma missão que dividi com a Susan Ferreira: elaborar perguntas para o quiz semanal que realizamos com mais 3 casais de amigos britânicos. Depois de decidido os temas, cada um ficou encarregado de elaborar perguntas para juntá-las e decidir quais eram as melhores. Na verdade, essa decisão final ficou nas mãos da Susan.

Silvino

Silvino Ferreira Jr

Aconteceu muito mais coisas do que a gente vai contar neste espaço aqui, mas podemos adiantar que você não pode perder Amaro Filho usando uma máscara do Caretas de Triunfo, para fazer um discurso contra o fascismo e de esperança na vitória dos que defendem a liberdade da arte, da cultura, da expressão. Vale ressaltar que Triunfo é uma cidade do sertão pernambucano.

Amaro Filho

Amaro Filho

Eu também aproveitei para registrar um protesto em relação a algo muito triste que se passou em Londres: a morte de uma funcionário do sistema de transporte que trabalhava com atendimento ao público. Em março, de 2020, ela e uma colega foram cuspidas por um homem que se dizia contaminado pelo Covid-19.

Belly Mujinga

Belly Mujinga

Na terça-feira, 12 de maio, ela morreu e a causa da morte foi o coronavírus. Ela se chamava Belly Mujinga e tinha 47. Fica registrado o nome dela como uma forma da gente nunca esquecer o qual vil o ser humano pode ser.

Renata Sucupira

Renata Sucpira

Ainda tivemos tempo para um registro muito especial feito por Renata: o reconhecimento, no jornal britânico The Guardian, por um trabalho social desenvolvido em Sobral, Ceará. A dela, Cecília Sucupira, é uma das idealizadora do projeto. Tem também mais uma peça de tricô pronta para ser usada. E Mônica Feijó volta com um belo poema de Fernando Pessoa. E lá se vão 55 dias. Que venham mais.

 

 

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x