franko figueiredo
uma vida para o teatro

Franko Figueiredo é uma referência do teatro brasileiro em Londres.

Por diversas razões Franko ganhou essa posição: pioneirismo, qualidade e importância do trabalho que tem realizado. Era sonho antigo ter um perfil dele aqui entre os nossos vídeos.

Uma lacuna que faltava e que, agora, a gente preenche em dose dupla: a história de Franko Figueiredo dividida em duas partes. E, tenha certeza, vai deixar você querendo mais. Para as gravações, fomos encontrá-lo na Ilha de Wight, onde Franko reside.

Franko Figueiredo

Franko Figueiredo

Saiba mais:

Ramiro Silveira e o World Perfomance Theatre da Universidade de Essex

Franko Figueiredo – de Jacobina a Salvador

Franko Figueiredo nasceu em Jacobina, cidade no interior da Bahia. A mãe era professora de escola primária, enquanto que o pai era uma espécie de faz tudo, dirigiu caminhão, foi vendedor, até se transformar em dono de uma fábrica de tecidos e confecções. A vida ambulante fez parte da infância de Franko e das 6 irmãs, até que a família teve condições de morar em Feira de Santana.

franko figueiredo

Franko Figueiredo

O interesse pelas artes cênicas surgiu ainda na adolescência. Quando chegou a hora de ir para a Universidade, Franko fez um percurso que e comum para muitos jovens nascidos no interior: foi estudar em Salvador. O sonho do pai era ver o filho se transformar em adminstrador de empresas e assumir os negócios da família que, a essa altura, properava. 

Franko Figueiredo

Ele, no entanto, tinha outros planos.  Hora para a primeira confissão: em Salvador, enquanto estudava administração, fazia teatro às escondidas. Frequentava oficinas nos Teatros Gamboa e Vila Velha. Logo, ele escreveria a primeira peça e a própria companhia de teatro. A primeira peça chamou a atenção de, Rui Alves, com quem ele teve aulas de teatro e direção, pediu para dirigir o espetáculo.

Franko figueiredo

Franko Figueiredo

De Salvador para Londres

O passo seguinte foi, na verdade um voo: Franko sai de Salvador e, em 1989,  vem para Londres. O voo, com escala na Bélgica parecia que daria errado porque a imigração desconfiou do gesso em um dos braços. Chegaram a pensar em abrir o gesso para checar se não escondia algo ilícito, como drogas.

Finalmente, Franko Figueiredo desembarca no aeroporto de Heathrow. A primeira reação foi surpreendente: de cara, ele sentiu-se em casa. Primeiro sinal de que havia tomado a decisão certa.

Franko Figueiredo

As boas sensações da chegada e a sorte de logo encontrar acomodação para o primeiro mês, não evitaram o custo de, como acontece com muitos imigrantes, ter que enfrentar a dura vida para sobreviver na cidade: fez faxina e lavou pratos em restaurantes, por exemplo. enquanto isso, ia estudando, sem esquecer do sonho de fazer teatro em Londres. Teve que começar do andar de baixo e ir escalando os degraus, fazendo pontas e pequenos papéis no teatro.

Franko Figueiredo

Franko Figueiredo

Um retorno inesperado

Um acontecimento significaria um choque e provocaria uma reviravolta na vida de Franko Figueiredo: a perda do pai. No entanto, a volta à Bahia para o sepultamento dele mostraria que ele já não cabia no Brasil. A vida em Londres era um caminho sem volta.

Franko Figueiredo

Franko Figueiredo

O abalo causado pela morte do pai foi tão intenso que, no retorno à capital inglesa, ele decidiu abandonar o teatro e procurar um emprego “normal”. Foi trabalhar nos Correios. A função o obrigava a viajar e isso significou um mergulho no modo de ser britânico.

Mas não durou muito; quando menos esperava, foi resgatado e puxado de volta ao teatro, pelas mãos da amiga Meran Vargens, professora de Teatro da Universidade Federal da Bahia, que se encontrava em Londres. Sem esquecer o encontro com a atriz baiana Teresa Araujo, que se tornaria parceira de uma vida.

Franko Figueiredo e Teresa Araujo

Franko Figueiredo e Teresa Araujo

Tudo isso fica melhor contado por ele mesmo, no vídeo acima. Também vai deixar você com vontade de ver o vídeo onde ele continua narrando essa trajetória de vida tão fascinante, aqui.

 

A sua opinião é muito bem-vinda. Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of

receba nossa newsletter
somos uma tv online
feita por brasileiros
em Londres e estamos
construindo um arquivo
inédito sobre a diáspora
brasileira na Europa.

info@canallondres.tv